Educação financeira para transformar sua vida

A educação financeira diz respeito à forma como lidamos com o nosso dinheiro. Como você tem se relacionado com o dinheiro? Ele trabalha para você ou você trabalha para ele? Você poupa mais do que gasta ou sempre fecha o mês no vermelho?

Se você fica em dúvida nestas questões e deseja melhorar a sua relação com o dinheiro, precisamos falar sobre educação financeira.

Neste post, você vai entender a sua necessidade, conhecer suas ferramentas e descobrir como utilizá-la para transformar sua vida financeira.

Falar sobre dinheiro no Brasil antes era considerado um tabu, mas isso está mudando ao passo que o mercado financeiro enfrenta uma revolução tecnológica. Falar sobre dinheiro está cada vez mais comum e educação financeira é um bem necessário.

educacao-financeira-roberto-navarro

O que é educação financeira 

Segundo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) Educação Financeira é um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia para poder definir o melhor forma de utilizar o seu dinheiro.

Mais do que colocar as contas no papel, a educação financeira envolve comportamento. Sabe a sensação de estar no controle? Quando você desenvolve bons hábitos financeiros, isto será uma constante você poderá conquistar seus sonhos.

Fases da vida segundo a educação financeira

Na pirâmide da nossa trajetória financeira, temos três fases. Infelizmente, pela falta de uma educação financeira, muita gente permanece estagnado na primeira. 

  1. Segurança financeira – Fase dos sonhos
  2. Independência Financeira – Fase da acumulação
  3. Liberdade Financeira – Fase do desfrute

Segurança financeira – Fase dos sonhos

Nesta fase, concentramos nossas atitudes financeiras no que nos proporciona segurança. Está intimamente relacionada às nossas necessidades básicas para viver. Nesta fase, podemos nos permitir realizar alguns sonhos, porém eles demandam tempo e planejamento.

Independência financeira – fase da acumulação

Conquistar a independência financeira significa não precisar mais trabalhar para viver, o que não significa que a pessoa pode fazer tudo o que desejar sem se preocupar com os gastos. 

Liberdade financeira

A liberdade financeira implica em liberdade total de escolha: a pessoa faz o que quiser, sem precisar planejar ou economizar por muito tempo.

Mas o que fazer para não estagnar na primeira fase? Você só conseguirá atingir os outros estágios por meio da educação financeira. Por isso, separamos 6 estratégias para você sair do primeiro estágio. Vamos lá?

6 estratégias para alcançar a independência financeira

  1. Defina metas
  2. Mantenha seus gastos abaixo da sua renda
  3. Quite suas dívidas
  4. Faça um colchão financeiro
  5. Busque formas de aumentar sua receita
  6. Poupe dinheiro para investir 

Defina metas 

Já pensou em não precisar trabalhar para ter segurança financeira? Ter receita suficiente para pagar suas contas e viver de forma confortável? Parece impossível, não é? Mas saiba que isto é possível. E graças a educação financeira, muita gente está fazendo isso cada vez mais cedo. 

Mas para alcançar a liberdade financeira, primeiro você precisa superar a fase dos sonhos. E do que se trata isso? Definir metas e tomar atitudes que aproximam você do seu objetivo. Exemplo: “Quanto eu preciso poupar por mês, para acumular 2 milhões em 10 anos?”

Metas devem ser um hábito, não acorde sem um objetivo a ser alcançado. O que isso significa? Devemos criar metas de longo prazo ( 5 a 10 anos), intermediárias (2 a 5 anos), curto prazo (6 meses a 2 anos) e por fim, metas de urgência (até 6 meses).

Se você tem metas, você tem um direcionamento e ficará mais fácil seguir os próximos passos. 

Mantenha seus gastos abaixo da sua renda

Não importa o quanto ganhe, você precisa viver um nível abaixo desta renda. Dominar seu orçamento é um dos princípios básicos da educação financeira. Saiba o que entra e o que sai da sua carteira, anote tudo. Hoje existe uma série de ferramentas como aplicativos de controle financeiro para automatizar esta etapa.

Veja um exemplo: Pedro ganha 3 mil reais, mas todo mês, poupa R$ 600 reais. Já João, ganha 10 mil, porém todo mês acaba gastando mil reais acima do seu salário. Quem está mais próximo de alcançar a liberdade financeira? Independente do estilo de vida, Pedro acumula dinheiro enquanto João se afunda em dívidas. 

Dê prioridade para seus gastos essenciais e respeite o seu dinheiro. Respeitar seu dinheiro é gastar com o que faz diferença na sua vida e te deixa mais próximo de se tornar independente financeiramente. 

Quite suas dívidas

Se você está no fundo do poço, pare de cavar. Se você trabalha apenas para pagar contas, não será possível alcançar a independência. Primeiro, é preciso organizar a casa, colocar as dívidas em dias.

Primeiro, conheça as suas dívidas, faça um levantamento, separe gastos essenciais, dívidas de juros altos e defina prioridades. Veja o quanto da sua receita poderá dispensar para estes pagamentos e com base nisso, renegocie.

Evite contrair novas dívidas, afinal, você precisa ter em mente seu objetivo: a independência financeira.

Tenha um colchão financeiro

Ter um colchão financeiro é uma necessidade para quem ainda está na fase da segurança. Afinal, sempre estamos sujeitos a imprevistos. Um carro que quebra, uma emergência de saúde, reparos inadiáveis em casa ou a temida perda do emprego. 

Esta reserva deve ser uma das suas metas. Mas do que ela consiste e qual o valor ideal? Para isso você precisa calcular o valor da sua despesa mensal e multiplicá-la por 12. Se você tem uma despesa de 3 mil reais, o valor do seu colchão deve ser de 36 mil reais.

Este dinheiro deve ser investido numa renda fixa e com liquidez, para que você possa retirá-la a qualquer momento. Mas como planejar este colchão.

Você tem duas opções: separar parte da sua renda mensalmente, ou criar uma renda extra dedicada a este objetivo. A segunda opção é a mais indicada.

Busque aumentar a sua renda

Como falamos no tópico anterior, ter uma renda extra pode ser essencial para criar um colchão financeiro, por exemplo. Além disso, ela proporciona oportunidades para que você alcance suas metas financeiras com mais agilidade.

Atualmente, existem diversas formas de fazer isso. Inclusive, temos um artigo com dicas de atividades que você pode fazer no seu tempo livre para ganhar dinheiro. Uma pessoa que você pode ajudar, algo que você possa vender. Ou seja, qualquer dinheiro que não seja oriundo da sua renda principal. 

Poupe dinheiro para investir 

Nós já falamos sobre colchão financeiro, agora vamos falar sobre investimentos que possam te gerar uma renda futuramente. Graças a educação financeira, você pode atingir este estágio. O último passo para alcançar a fase da independência financeira.

Se você já tem um colchão financeiro, completou os 12 meses, você pode continuar separando esta verba para investir com um novo objetivo, o de gerar renda. Isso te permite o acesso a outros produtos financeiros.  Ou seja, dependendo do seu perfil de investidor, não precisa se enquadrar nos parâmetros de um colchão financeiro, não precisa ter alta liquidez, por exemplo. 

O ideal é conhecer todas as opções de investimento. Muitos produtos estão disponíveis no mercado, como os fundos de investimento, bolsa de valores, e até mesmo o tesouro direto. Procure alternativas que a rentabilidade seja maior que a inflação.  

A partir daqui, o dinheiro trabalhará para você e não ao contrário.

Conclusão

Educação financeira é sobre modificar hábitos, ter o controle sobre sua renda e seus gastos. A partir do momento que você toma essa consciência, irá perceber mudanças tangíveis na forma como lida com o dinheiro e também na sua vida. 
Viu o quanto a educação financeira é necessária? Mas se você deseja ter uma visão completa, conhecer ferramentas poderosas que irão mudar de vez o seu pensamento sobre o dinheiro, participe do evento Prosperidade Financeira com o Roberto e Raíssa Navarro.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top