Educação financeira pessoal – Por onde começar?

Saber como gastar as suas finanças é essencial para que possa estar sempre no verde e evite problemas relacionados à falta de dinheiro. Mas, para que a educação financeira seja possível é preciso compreender a sua importância, necessidade, prioridade e ainda como desenvolver da melhor forma um bom planejamento financeiro que corrobore em um estilo de vida financeiro bem mais saudável.

O passo a passo de por onde começar a sua educação financeira pessoal não é tão complicado como se imagina, são ações tomadas ao longo do dia relativamente simples, mas que conferem alto peso e consequências positivas na renda mensal e na vida financeira como um todo.

Para te ajudar trouxemos hoje uma listagem que traz os primeiros passos de por onde começar a sua educação financeira pessoal, como você deve se comportar, como priorizar os seus gastos e ainda uma forma simples e prática de estar sempre no verde, seguindo firme e forte no seu objetivo. Vamos lá!

Educação financeira pessoal – Por onde começar?

O controle financeiro

O primeiro passo para uma educação financeira de qualidade é o controle de tudo aquilo que você gasta com produtos e serviços.

Quando você senta e pensa o que de fato entra todo o mês na sua renda, aquilo que você compra, quanto paga por isso, qual a real necessidade de adquirir aquele produto, entre outros detalhes financeiros, você compreende como a dinâmica do seu dinheiro funciona e fica bem mais fácil saber o que corrobora na situação vermelha da saúde financeira mensal pessoal, e assim lidar com o problema já sabendo a causa traz uma enorme vantagem e chance de resolver o problema com ainda mais facilidade.

Planejando os gastos e investimentos

Os gastos e investimentos que serão feitos precisam ser planejados financeiramente. Nada de comprar algo apenas por que você gostou e está em promoção, você precisa saber se realmente está precisando realizar aquela compra, pois promoções sempre surgem e aparecerá outro produto semelhante, ou ainda melhor, com um preço mais acessível quando você realmente precisar comprá-lo, e assim economizará com gastos desnecessários e terá um estilo de vida financeiro bem mais saudável.

Começando aos poucos

O segredo é começar aos poucos. Nada de querer resolver o problema das dívidas todos de uma vez só se você ainda não tem condições de lidar com os pagamentos, e nem de comprar a vista tudo o que precisa se o seu dinheiro não permite que assim aconteça.

A proposta é que busque comprar ao máximo a vista, quando puder, e ir pagando as dívidas emergenciais em parcelas que cabem no seu bolso, negociando com credores e saindo do saldo negativo aos poucos. Assim, em um tempo curto você já estará sem dívidas e pagando sempre a vista como sempre sonhou.

Cuidado com as despesas desnecessárias

Tome bastante cuidado com as despesas desnecessárias. Você pode achar que ao comprar algo relativamente barato não haverá nenhum impacto no seu planejamento financeiro, mas esse impacto existe sim, principalmente quando você compra diversos produtinhos desnecessários e baratinhos, o acúmulo cria um valor bem alto e por vezes você se pega com saldo até mesmo negativo, devendo um dinheiro que não tem condições da pagar por enquanto. Por isso, regre sempre cuidando para não efetuar despesas desnecessárias.

Tenha dinheiro sempre em saldo para eventuais gastos

Procure preparar uma poupança emergencial para eventuais gastos que possam surgir e estejam fora do planejamento financeiro mensal comum. É certo que pode ocorrer algum tipo de imprevisto, e você como uma pessoa de educação financeira racional e bem desenvolvida deve ter dinheiro em saldo para lidar pelo menos com 50% do valor desse gasto, no mínimo.

Esse dinheiro guardado é fruto das suas economias nas compras, sendo uma consequência de um ótimo comportamento como consumidor que corrobora na diminuição da preocupação com a falta de dinheiro.

Atenção ao reajuste de preços e salário

Uma dica super importante é ter atenção dobrada com os reajustes de preços no mercado, atualizando sempre o seu planejamento familiar de acordo com o aumento do preço de cada produto e serviço que você necessita todo mês. Busque também colocar uma determinada margem de erro nos preços para mais, assim nunca será surpreendido com valores, uma vez que o salário também sofre reajustes, economizando sempre.

Siga firme e forte!

A última regra é clara, siga firme e forte na sua educação financeira e leve em consideração essas dicas todos os meses, incluindo como hábito diário e contribuindo para que a sua saúde financeira esteja sempre no verde, positivamente trabalhado e sem nenhuma preocupação com falta de dinheiro. Cuide das suas finanças e viva uma vida financeira promissora.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top