Entenda as consequências da ansiedade na vida financeira

foto de mulher olhando papel
A ansiedade pode ser extremamente prejudicial para a vida financeira do indivíduo.

A ansiedade é uma emoção que pode surgir em qualquer fase da vida, afetando qualquer tipo de pessoa. O mais comum é que essa sensação se manifeste em momentos decisivos, acontecimentos marcantes, situações conflituosas e grandes mudanças.

A perda do emprego, por exemplo, é um acontecimento que pode desestabilizar completamente a vida de uma pessoa que não possui controle emocional para enfrentar a situação com serenidade e bom senso. A ansiedade é natural nessa situação, uma vez que a demissão provoca mudanças bruscas no padrão de vida do indivíduo.

Quando se encontram em uma situação de crise financeira, pessoas ansiosas tendem a pensar apenas em soluções imediatistas e que podem ser prejudiciais — como fazer um empréstimo, usar o cheque especial ou continuar comprando com o cartão de crédito. Essas soluções são enganosas e, em geral, quem apela para elas acaba se afundando em mais dívidas associadas a juros. Nesse caso, as consequências da ansiedade podem ser desastrosas para a vida financeira!

Para lidar com esse problema, é importante saber identificar se a ansiedade é passageira e motivada por uma situação financeira difícil, ou se ela é um distúrbio generalizado que está associado a problemas de saúde ou de ordem psicológica. Este diagnóstico é necessário porque, sendo uma doença, a ansiedade precisa ser devidamente tratada.

3 dicas para vencer a ansiedade na vida financeira

Faça uma análise do orçamento doméstico

O objetivo desta ação é reorganizar as finanças, reduzindo as despesas fixas e cortando os gastos supérfluos. Dívidas (empréstimos e cartões de crédito) devem ser renegociadas o mais rápido possível para não atrasar os pagamentos. Congele cartões de crédito e o cheque especial para não cair na tentação de fazer compras a prazo. Com muita disciplina financeira, você aprenderá a controlar a ansiedade e resolver o que é possível no momento.

Mude seu estilo de vida

Encare a crise como uma oportunidade para mudar seu estilo de vida e sair da zona de conforto. Não deixe que os problemas se tornem maiores do que sua capacidade para enfrentá-los. Use a criatividade e suas habilidades profissionais para encontrar soluções, ainda que sejam medidas paliativas até resolver os problemas de uma vez. Veja a situação crítica como uma oportunidade para fazer mudanças importantes em sua vida e ampliar seus horizontes.

Tenha pensamento estratégico

Se você é o tipo de pessoa que costuma agir por impulso já está na hora de modificar esse comportamento. É importante viver o momento presente, mas sem nunca descuidar do futuro. Por isso, pense estrategicamente, faça planos e tenha objetivos claros. Assim, você aprenderá a reorganizar suas finanças para realizar seus projetos de vida. A ansiedade atrapalha a vida financeira porque leva as pessoas a agir sem planejamento.

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top