Entenda o que é gestão financeira e qual sua definição

desenho homem engravatado, junto com gráficos e calculadora
Ter um gestor financeiro bem preparado, pode auxiliar o empreendedor a escolher as melhores aplicações para quem deseja ter sucesso nos negócios.

Seja no lar, em um pequeno empreendimento ou em uma grande multinacional, a gestão financeira é importante para que o gestor possa aproveitar muito melhor as oportunidades de negócio, de acordo com as oscilações do dólar, as alterações no mercado internacional, o mercado de ações e todos os gastos e despesas fixas e variáveis. Desse modo, é possível ter lucro mesmo em tempos de crise como o que é atualmente vivido pelo País.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é a administração de investimentos, lucros e despesas, empréstimos, financiamentos e o patrimônio total da empresa. O Gestor Financeiro é o profissional responsável por administrar os investimentos e transações financeiras de um empreendimento, analisando os pontos positivos e negativos da gestão, de modo a identificar possíveis pontos de melhoria.

Como se tornar um ótimo gestor financeiro?

Conhecer as aplicações perfeitas para cada tipo de ação e de empresa/segmento é o melhor caminho para quem deseja ter sucesso em qualquer negócio. Nesse sentido, é preciso estar sempre de olho no mercado por meio de leituras e pesquisa, de modo a se manter atualizado a respeito da economia de todo o mundo.

Este tipo de conhecimento é necessário porque, ao estudar uma estratégia de negócios para uma empresa ou entidade, será preciso saber também o melhor momento para cada ação, de modo que seja possível alcançar lucros e crescer conforme o esperado. Do contrário, é muito provável que haja desperdício de recursos.

Um gestor financeiro bem preparado sabe quais os investimentos certos a fazer em cada situação, de modo a prevenir o acúmulo de dívidas, prejuízos e sustos com relação à economia. Para isso, entretanto, é essencial que este profissional esteja munido de todas as informações atualizadas sobre o mercado e sobre todas as entradas e saídas financeiras do negócio.

Vale destacar que um negócio que não possui gestão financeira eficiente e responsável está fadado à falência. Se o gestor não acompanhar aspectos como transações financeiras, estoque, caixa, despesas e outros, os negócios certamente serão prejudicados. Uma formação em Coaching Financeiro pode te ajudar a conquistar todas essas habilidades, de modo a fazer uma gestão financeira eficiente em sua vida e em seus negócios.

Imagem: © Depositphotos.com / systemm

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top