Entenda o que é oneomania, a doença do consumismo compulsivo

foto de mulher segurando sacolas de compra
A oneomania é uma doença que faz com que o indivíduo tenha compulsão por compras.

A vida social de todas as pessoas apresenta diversas situações que podem proporcionar algum tipo de prazer ou satisfação momentânea, sendo a maioria delas encaradas com muita naturalidade e vistas como situações normais do cotidiano. No entanto, o excesso e a compulsão por algo que deveria ser esporádico e prazeroso pode se tornar uma doença.

A oneomania é a doença do consumismo compulsivo, um problema que faz a pessoa buscar o prazer por meio da aquisição de diversos produtos, apenas pela sensação de comprar algo. Para identificar esta doença, é importante se atentar a alguns sinais que podem indicar a compulsão por compras. Descubra quais são a seguir:

Oneomania: quais são os sintomas?

O principal sintoma da oneomania diz respeito à tentativa de fazer com que as compras supram sentimentos como tristeza ou frustração, que são momentaneamente mascarados pelo prazer imediato das compras. Outro sinal do problema é o hábito de gastar excessivamente mesmo após ter feito um planejamento financeiro.

Esta tendência a gastar de maneira excessiva e descontrolada pode se tornar ainda pior e mais perigosa quando o indivíduo apela para empréstimos para cobrir as dívidas. Esta é uma ação que gera ainda mais dívidas.

Com as dívidas se acumulando cada vez mais, é comum que as pessoas que sofrem com a oneomania passem muito tempo tentando encontrar formas de cobrir seus gastos e empréstimos bancários, uma preocupação que pode refletir emocionalmente e psicologicamente no indivíduo, que passa a apresentar constantes alterações de humor.

Outro sinal de oneomania é uma frustração ou tristeza intensa após a compra, ou seja: depois da euforia momentânea das compras, a pessoa é invadida por um sentimento de tristeza e se sente frustrada por não conseguir evitar gastos desnecessários.

Como tratar a doença do consumismo excessivo?

Uma das melhores formas de combater a oneomania é por meio de tratamentos psiquiátricos e psicoterápicos, que podem ser realizados tanto individualmente como em grupos — de forma semelhante ao que acontece com doenças como o alcoolismo, que tem o tratamento em grupo por meio dos Alcoólicos Anônimos.

Imagem: © Depositphotos.com / jag_cz

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top