Entenda porque o descontrole financeiro causa doenças emocionais

foto de mulher sentada na cama com papéis em volta
O desequilíbrio financeiro pode desencadear diversos problemas, tais como: ansiedade, estresse, compulsão, insônia e baixa imunidade.

Os problemas financeiros não afetam apenas o bolso: a mente do envidado também sofre bastante, sendo que o descontrole financeiro pode indicar doenças emocionais que precisam ser tratadas com psicólogos para que as economias pessoais voltem aos eixos. Segundo especialistas, a forma como o indivíduo convive com seu dinheiro indica suas características, particularidades e valores.

Principais causas do desequilíbrio financeiro

Para estudiosos, a saúde financeira só é alcançada quando há autoconhecimento e equilíbrio emocional suficiente para ter uma boa relação com o dinheiro, em que o indivíduo entende que ele existe para proporcionar felicidade e prazer — e não angústias e medos.

O mesquinho que só pensa em acumular dinheiro para uma crise que nunca chega, por exemplo, não sabe usufruir dos bons momentos proporcionados por ele. O esbanjador, por sua vez, não pensa no futuro e nem se prepara para a conquista de seus sonhos, e apenas utiliza o dinheiro de forma exagerada.

Ambos os exemplos estão relacionados a um problema que leva a pessoa a tomar essa atitude com o dinheiro, cujos transtornos psicológicos mais reconhecidos são o desequilíbrio, o imediatismo, a apatia, a renda inexistente, a autoconfiança e a pressão social.

Essas causas de descontrole financeiro acabam elevando o nível de estresse, o que pode trazer como consequências a insônia, compulsões, ansiedades, dependência química, alteração nos hábitos alimentares, enfraquecimento da imunidade e até hipertensão.

Como lidar com os transtornos psicológicos e psiquiátricos

Os serviços de proteção ao consumidor têm, cada vez mais, se preocupado com os endividados, oferecendo não apenas atendimento para apoio jurídico e dicas financeiras, mas tratamento e acompanhamento psicológico.

A análise para identificar pessoas com transtornos é feita inicialmente por questionamentos padrões, que servem para avaliar fatos como o tempo de duração do problema e como a pessoa lida com ele. Em casos patológicos de compulsão, a pessoa doente começa a mentir, sofrer com angústias e valorizar emoções negativas.

Em geral, pessoas com transtornos psicológicos apresentam algumas características em comum, tais como desequilíbrio ou imediatismo — que fazem com que comprem desmedidamente, sem ter noção sobre quanto dispõem de recursos ou mesmo se há dinheiro suficiente para suprir a aquisição.

Com o tratamento psicológico, a pessoa vai reavaliar suas ações e motivos, buscando os sentimentos que a levaram a desenvolver esses transtornos. Além disso, ela será estimulada a reavaliar sua planilha de gastos semanais e mensais como forma de se deparar diretamente com a questão e então tratar da reação emocional sobre ela.

Imagem: © Depositphotos.com / artistan

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top