Finanças pessoais – Como um coach financeiro pode te ajudar?

Controlar as finanças pessoais é um desafio para todo mundo, mas principalmente para aqueles que gastam demais. Seja com produtos extremamente caros ou com itens banais, como o cafezinho de todos os dias ou a saída com os amigos aos finais de semana.

Para colocar as finanças pessoais em ordem, muitas pessoas usam estratégias completamente equivocadas, usando o cartão de crédito para pagar quase todas as despesas, juntamente com as compras, caindo na bola de neve do crédito rotativo.

Outras, na ânsia de deixar as finanças pessoais no azul, apelam para inúmeros empréstimos pessoais, perdendo completamente o controle e terminando, em um curto período, com mais dívidas do que tinha anteriormente.

Para essas e todas aquelas pessoas que pretendem colocar a casa em ordem e organizar as finanças pessoais entra o trabalho de um coach financeiro.

Você sabe como esse profissional trabalha? Não tem ideia? Calma, não se preocupe. Elaboramos um conteúdo especial que vai falar mais sobre como esse mágico dos números pode te ajudar.

Finanças pessoais

Definir seus objetivos com suas finanças pessoais

Ao se deparar com esse primeiro tópico, você pode se perguntar:

  • Afinal, como o coach financeiro vai me ajudar a definir os objetivos para minhas finanças pessoais? Meu objetivo é muito claro: sair do vermelho e ficar no azul!

Sim, para você esse pode ser o objetivo. Mas para outras pessoas, o objetivo com as finanças pessoais pode ser outro: uma viagem, investir aquele dinheirinho que sobra ao final do mês, começar a construir um patrimônio.

Como você pode ver, os objetivos são muitos, e entender o que de fato se deseja é fundamental para começar a planejar suas finanças pessoais.

Para isso, o coach financeiro fará um verdadeiro pente fino, avaliando o que a pessoa realmente necessita, quais recursos financeiros estão disponíveis, como está sua saúde financeira e, principalmente, quais os resultados que almeja e como torná-los possíveis.

Trabalhar sua educação financeira

Para ajudar a controlar suas finanças pessoais e alcançar os objetivos traçados no primeiro contato, o coach financeiro ensinará alguns conceitos básicos de educação financeira e como controlar as despesas, ponto fundamental para quem quer tornar seus sonhos realidade.

O processo de educação financeira funciona de uma forma muito simples: o coach avaliará detalhadamente o estado de suas finanças pessoais. Aqui é fundamental que você seja sincero, e diga quanto ganha, e principalmente quanto gasta.

Com esses dados, ele poderá ensiná-lo a controlar os gastos. Sabe aquelas despesas que parecem inocentes? Quando colocadas no papel percebemos o quanto elas podem comprometer nosso orçamento e prejudicar os planos que temos em mente.

E é aqui que entra em cena a educação financeira. Ao mostrar como reduzir gastos desnecessários e otimizar os pagamentos e investimentos, você perceberá que organizar suas finanças pessoais é muito mais simples do que imaginava.

Planejar as ações e acompanhar a organização das finanças pessoais

Uma das atividades exercidas pelo coach de finanças pessoais é ajudar você a planejar suas ações. Para isso, seu treinador financeiro poderá utilizar, ao seu favor, todos os seus pontos fortes, para ajudá-lo a não desistir no meio do caminho ou ceder às tentações que descontrolam as finanças.

Como esses pontos fortes são valorizados? De uma forma muito simples: identificação dos talentos e o autoconhecimento. Ao conhecer exatamente seu perfil e se reeducar, fica mais fácil alcançar os objetivos. E conseguir as finanças pessoais dos sonhos: equilibradas e prontas para tudo o que você deseja.

Avaliar a evolução permanente do treinado

Colocar as finanças pessoais em ordem não é apenas cortar gastos daqui, aumentar os ganhos dali ou deixar de comprar aquilo que gosta. O trabalho do coach financeiro vai muito além disso.

Esse profissional não apenas ensina as regras para que você coloque tudo em ordem e alcance seus objetivos. Ele deve, também, avaliar sua evolução.

Acompanhando seu treinado em cada passo de sua reeducação financeira, garantir que os objetivos traçados sejam alcançados se torna muito mais fácil e possível. Se torna mais simples também fugir das tentações e ficar na linha.

Organizar as finanças pessoais e alcançar os objetivos traçados desde o início pode parecer complicado no começo. São muitas tentações, muitas válvulas de escape e, não raro, pouquíssimo ou nenhum apoio, seja de amigos ou familiares.

Por isso, o trabalho de um coach financeiro é tão importante. Esse profissional tem bagagem suficiente para ajudá-lo a transformar seus sonhos em realidade.  E, principalmente, a lidar com o dinheiro de forma saudável.

Saber quanto gastar, quando gastar e quanto investir para formar aquela colcha de investimentos que pode transformar seu futuro até pode ser possível por conta própria. Mas com a ajuda do coach financeiro essa tarefa se torna muito mais simples.

E então, gostou de nossa dica? Que tal começar a planejar suas finanças pessoais e transformar sua vida?

Conheça alguns de meus cursos que podem te ajudar!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top