Home Office em tempo de quarentena: Confira 10 dicas para ser mais produtivo

Com o objetivo de evitar a propagação do novo Coronavírus, causador da COVID-19, muitas empresas aderiram à modalidade home office para respeitar a quarentena, exigida pelo governo.

Para quem não é acostumado, o home office pode parecer uma forma de trabalho muito legal, já que é feito no conforto do seu lar, com família e tudo o que gosta por perto.

Contudo, é nesta sensação de conforto que mora o perigo da famosa procrastinação, levando à falta de produtividade, logo, à falta de resultados, gerando problemas sérios.

Assim, para evitar cair nessa armadilha do home office, e permanecer produtivo durante o período de quarentena do Coronavírus, vale conferir essas 10 dicas para seu sucesso.

  1. Alinhe e defina expectativas

Aqui o ideal é você, juntamente com sua equipe e colegas de trabalho, alinharem e definirem o que será esperado de cada um durante esse período de home office.

  • Horário do trabalho – entrada, saída, almoço e demais intervalos, se houver
  • Tempo de conexão – será necessário estar conectado a alguma plataforma todo o período?
  • Internet e telefone – se precisar usar franquia além do que já possui, terá reembolso?
  • Comunicação – definir qual o melhor software para comunicação interna (Skype, Hangout, WhatsApp, etc)
  • Entregas – o que cada um deve entregar de resultados diariamente, por exemplo.

Enfim, esses são alguns exemplos que servem de base para ter uma ideia do que pode funcionar dentro da sua realidade profissional.

Uma forma de evitar conflitos, perda de tempo, tendo mais consciência do que fazer, causando uma boa impressão para os envolvidos em um momento delicado e tenso.

  1. Crie uma agenda

Seja você gestor de uma equipe ou um colaborador pertencente a ela, crie uma agenda diária com o que todos devem fazer e disponibilize em alguma plataforma, como o Google Docs, por exemplo.

Um ótimo e gratuito jeito de todos estarem cientes de suas atividades, podendo marcar as já realizadas, evitando assim, o incômodo com o chefe ou colega.

  1. Busque ter o máximo de ferramentas

No ambiente formal de trabalho, sempre se tem tudo o que precisa à mão para realizá-lo. Seja notebook, pastas, documentos físicos, etc.

Assim, veja o que é possível levar com você, para o trabalho home office, assinando um termo de responsabilidade, se for necessário.

Por exemplo, se precisa preencher documentos físicos, pegue a quantidade necessária e leve-os com você. Isso evita o retrabalho e também o acúmulo dele ao retornar do home office.

  1. Comunique sua família

Se você não mora sozinho(a), faça uma reunião com as pessoas da sua casa e explique sobre a sua rotina de trabalho durante o home office e exija compreensão.

Informe quais os horários precisa estar sozinho(a), sem qualquer interrupção, assim como para evitar barulhos, principalmente se houver crianças, etc.

Como no trabalho não há essas distrações, o ideal é que o mesmo ocorra em casa, uma vez que você está trabalhando e precisa ser produtivo(a).

  1. Não use pijamas!

De fato é tentador trabalhar em sua casa, de pijama, com o cabelo bagunçado, super à vontade e super confortável, não é?

Para quem é acostumado, pode até ser. Mas para muitos isso pode levar para o lado oposto do trabalho bem feito, pois o cérebro condiciona essa postura à descanso, ociosidade.

Assim, o ritmo do trabalho pode diminuir, logo, a sua produtividade, afetando não só a sua imagem perante aos colegas, mas também ao trabalho da equipe.

Portanto, ao acordar, tome um banho, de um tapa no visual, coloque uma roupa confortável, porém apresentável e esteja pronto(a). Afinal, uma vídeo chamada pode ser feita a qualquer momento. 

  1. Defina o melhor local para o seu home office

Dentro da sua realidade, busque o lugar dentro da sua casa que pode ser mais confortável para trabalhar em um bom ritmo, com o mínimo de interferências possível.

Mas não se empolgue achando que isso é trancado no quarto, em cima da sua cama. Pode ser um senhor convite para a preguiça e possíveis problemas com a equipe.

Um lugar que tenha tudo o que precisa por perto, com boa iluminação e ventilação são considerados os melhores.

Caso não tenha um cantinho assim, você pode improvisar seu escritório com essas características, desde que você sinta-se bem e confortável para fazer o seu trabalho. 

Ah! Mantenha o lugar sempre muito organizado e limpo. Bagunça e sujeira podem sim ser fortes fatores de distração. Acredite!

  1. Estabeleça sua rotina

Se adaptar ao trabalho home office, mesmo que temporariamente, não é uma tarefa simples. Afinal, é impossível ignorar que você está em casa, sozinho ou não.

Dessa forma, tome os 2 dias iniciais como uma base para verificar e definir o que funciona ou não para você, como:

  • Melhor horário de trabalho
  • Melhor local da sua casa
  • Melhor horário para descanso
  • Melhor horário para realizar atividades de casa necessárias, e por aí vai!

Se por um acaso o melhor horário para você for diferente daquele acordado, converse com seu chefe e equipe e veja a possibilidade de mudar. Se não, se planeje e faça dar certo.

  1. Renove suas energias

O trabalho home office tem o seu lado cansativo: a falta de interação presencial e a não necessidade da melhor postura.

Isso faz com que, ao longo das horas, você vá perdendo o pique, sentindo falta de pessoas, movimento e, consequentemente, levando à distração e procrastinação.

Uma boa forma de melhorar os ânimos, é andar, fazer alongamentos, tomar um banho na água fria, beber água, pegar um pouco de sol e mudar um pouco de ambiente.

Essas pequenas ações permitem com que seu cérebro oxigene, dando um novo fôlego para que você consiga se concentrar por mais algum tempo. Vale a pena!

  1. Cumpra com o seu horário de trabalho

Como falado no início deste artigo, ter as expectativas de trabalho home office definidas é fundamental para saber quais as regras. E isso inclui o horário de trabalho.

Assim como na rotina regular, chegar atrasado na empresa não é algo positivo, salvo exceções justificadas. O mesmo se aplica ao home office. 

Outras pessoas podem depender das suas atividades concluídas para finalizarem a delas. Portanto, seja pontual, organizado e comprometido. Cumpra com o seu horário de trabalho.

  1. Simbolize o início e o fim do seu expediente

O consultor de home office André Birk, delimitar seu horário de trabalho em casa é fundamental para seu cérebro entender essa nova rotina.

Assim, criar uma espécie de ritual que demarque seu início e fim, assim como em uma empresa, pode ajudar a tornar o home office mais organizado e produtivo.

Como exemplo, ele diz que encher sua garrafa de água e sair para caminhar na rua, podem ser marcos simbólicos de entrada e saída, respectivamente. 

Crie o seu ritual e respeite-o. Perceberá uma boa diferença em seu comportamento diário durante o home office.

Considerações finais

Ser produtivo no trabalho home office é uma tarefa bem complexa, como você pode ter percebido no decorrer deste artigo.

Diferente do ambiente empresarial, que oferece toda uma estrutura física e perceptiva para facilitar a concentração e o entendimento do trabalho, em casa isso não acontece.

Daí surge a necessidade de pesquisar, entender, aplicar e definir quais as melhores técnicas que podem ajudar a recriar esse ambiente de trabalho em casa.

Tudo para minimizar as distrações, a procrastinação e conseguir ser produtivo, seja em período de quarentena ou não.

Seja no home office ou no company office, organização, disciplina, comprometimento e foco, são fatores essenciais para ser mais produtivo. Depende apenas de você.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96110.7847


Suporte ao Aluno:

(11) 96014.8397
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top