Importância da análise financeira de uma empresa

A análise financeira de uma empresa é um elemento  primordial para entender como anda a saúde das finanças e que envolve vários conceitos.

O que é análise financeira?

A base da análise financeira tem como base a ideia de que tudo que se faz impacta os fatores econômicos do cotidiano. A análise financeira é o estudo sobre a capacidade de obtenção de lucro de uma empresa e que ajuda a medir o desenvolvimento. Ela possui elementos que permitem fazer uma avaliação da situação financeira de uma empresa. O objetivo é determinar como vai o desempenho e como tornar mais eficiente o uso dos recursos e calcular a capacidade da empresa na geração de lucro através de indicadores.

Com os indicadores, é possível ver o seu real desempenho e descobrir se as finanças da empresa estão positivas ou negativas. Dessa forma, consegue-se ter maior confiança na hora de tomar decisões de curto, médio e longo prazos. Também, é possível acabar com os problemas possíveis ao mostrar as fragilidades, separar os pontos fortes, analisar entradas e saída de fluxo de dinheiro e corrigir falhas.

Importância da análise financeira de uma empresa

Importância da análise financeira

Com a análise financeira é possível distinguir e separar as partes que permitam descobrir elementos e princípios. Ela permite estudar sobre as características e soluções para um determinado problema.

O termo financeiro é um conceito ligado ao Tesouro Público, os bens e fluxos de dinheiros. Ele é usado para fazer referência ao estudo da circulação do dinheiro entre pessoas físicas, jurídicas e no Estado.

análise financeira permite antecipar as consequências financeiras durante as decisões sobre negócios. Para isso, é preciso usar técnicas que ajudem a recolher informações importantes, avaliar várias situações para conseguir tirar conclusões.

Com isso, podemos fazer estimativas que ajudem a estimar o rendimento de investimentos, estudar os seus risco e descobrir se o fluxo de fundos é suficiente para, por exemplo, fazer pagamentos. Ao compreender o funcionamento do negócio, você pode otimizar a rentabilidade a partir da ações nos recursos existentes e discutir sobre qual será o efeito.

Os investidores, também, podem usar a análise financeira para ter uma ideia sobre o grau de risco das decisões e fixar quais são os objetivos que devem ser cumpridos.

Equilíbrio financeiro

Há várias técnicas que ajudam a compor a análise financeira de uma empresa e, que são específicas, simples e de fácil avaliação. Qualquer gestor precisa estar sempre atento às possíveis melhorias nas economias e fazer o melhor uso dos recursos.

Principais pontos para focar e diminuir os problemas diante de más decisões passadas na geração de lucros da empresa:

Contribuição

A contribuição é o valor que sobra da Receita das vendas depois de uma retirada dos custos e despesas que são variáveis. Assim a análise financeira pode indicar o ponto de equilíbrio e de lucratividade. Quanto maior a positividade, melhor é o estado financeiro da empresa.

Valor de vendas

É a primeira avaliação a fazer, pois o valor de seus produtos e serviços precisam estar de acordo com as partes ligadas a ação estratégica, levando em consideração os elementos de competitividade, a análise do consumidor, as suas posições em relação aos concorrentes, o valor de lucratividade e como vai a procura pelo produto ou serviço da empresa.

Faturamento da empresa

É primordial ter consciência do volume de vendas para estabelecer como vai a procura por seus serviços ou produtos e como vão as suas vendas de acordo com o valor de custo.

Crescimento da empresa

A análise do crescimento do valor patrimonial ocorre através da averiguação do patrimônio líquido, o aumento de faturamento e da estrutura empresarial.

Custo da estrutura

É o valor que não muda de valor, mesmo se ocorrer aumento ou diminuição dentro da produção, para isso, é essencial fazer uma manutenção e analisar o poder de continuidade da empresa. Sua análise deve ocorrer de forma regular para sempre ser estudado para minimizar o impacto.

Custo de valor variável

São os fatores econômicos que variam conforme ocorre a produção, sendo o volume produzido e de vendas, por um determinado período de tempo, sob a influência dos valores dos produtos ou serviços.

Lucro operacional

É a apuração dos lucros, depois de retirar todos os custos fixos e variáveis.

Indicadores econômicos

Eles são as porções essenciais para todo o tipo de análise financeira. Eles permitem os estabelecimentos de praticidade e ajudam a criar as bases para as pautas de ação. Eles servem para obter orientações e informações sobre o seu negócio. Eles podem ser: indicadores de rentabilidade, indicadores de liquidez e indicadores de atividade.

Ações da contabilidade dentro da empresa

As principais ações na hora de fazer a contabilidade das empresas são a entrega das obrigações acessórias, a escrituração Contábil, o fluxo de Caixa, a Emissão de Nota Fiscal (NF) e a Tributação correta.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top