A importância de manter o gerenciamento financeiro pessoal na crise

desenho de mãos com gráficos e calculadora
O gerenciamento financeiro pessoal é extremamente importante para se manter estável e sem prejuízos bancários.

Os últimos meses têm sido marcados por uma instabilidade financeira que afeta tanto o cenário nacional como o planeta. Diante desse cenário, é natural que muitas pessoas se desesperem e, em vez de adotar medidas de precaução, acabem gastando ainda mais por ansiedade.

Apesar da situação desfavorável, é completamente possível ter uma vida financeira tranquila em momentos de crise. Essa é uma tarefa, porém, que demanda um tanto de dedicação e planejamento da sua parte, uma vez que é preciso criar o hábito de fazer um controle geral sobre as finanças, de modo que você saiba exatamente para onde vai cada parcela do seu dinheiro.

Qual a importância de fazer um gerenciamento financeiro

Muita gente tem o costume de fazer o gerenciamento financeiro pessoal quando tudo ocorre bem, mas é a primeira coisa da qual desiste quando se vê em uma situação de crise. Esse tipo de comportamento está completamente errado, pois é justamente em épocas de crise financeira que o controle e a gestão das finanças pessoais se fazem necessárias.

O grande erro é seguir o pensamento de que, já que todo mundo está na crise, não tem porque se preocupar. O planejamento financeiro é justamente seu maior aliado para se manter estável e sem grandes prejuízos na sua conta bancária. Isso porque, quando você sabe que está em uma crise financeira e começa a fazer as mudanças necessárias para economizar a longo prazo, consegue alcançar uma estabilidade muito maior, tendo como consequência uma vida financeira muito mais tranquila.

É claro que no começo pode parecer difícil, especialmente se o gerenciamento implicar em abrir mão de alguns investimentos ou de hábitos de consumo. A melhor maneira de começar a fazer um gerenciamento financeiro pessoal sem sofrer muito é por meio de um planejamento adequado. Elabore uma planilha de controle de gastos e use-a diariamente para anotar toda a sua movimentação financeira.

Faça o cálculo de quanto você ganha e o que você precisa comprar (por necessidade, não por satisfação). Corte todos os gastos que são desnecessários e que atrapalham o seu orçamento. Mesmo que seja difícil no início, lembre-se que esta é uma medida para que você tenha mais tranquilidade no futuro, sem se preocupar com dívidas.

Imagem: © Depositphotos.com / threecvet.gmail.com

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top