A importância do controle financeiro familiar

casal vendo calculando contas e vendo papéis
O controle financeiro familiar pode ajudar na reeducação de sua família com relação ao dinheiro, sua importância e como ele deve ser gasto.

Quanto maior controle você tiver sobre seu dinheiro, mais chances você tem de que sobre um pouco no final do mês. Para manter um controle financeiro familiar eficiente, entretanto, é preciso ser muito cuidadoso e dedicado quanto aos detalhes dos gastos, e não prestar atenção apenas nas contas maiores ou consideradas mais importantes.

Todo e qualquer gasto ou crédito deve ser colocado na sua planilha financeira para controle de gastos, inclusive os pequenos gastos do dia a dia, como aquele estacionamento no final de semana, a pipoca do cinema ou o algodão doce no passeio. Tudo precisa ser contabilizado e planilhado para que seja possível ter uma ideia realista a respeito de como seu dinheiro está sendo gasto.

Vale destacar, entretanto, que apenas manter todos os gastos em planilha não é suficiente para fazer com que seu dinheiro sobre no final do mês. A ferramenta é importante para que você e toda sua família possam se reeducar com relação ao dinheiro, sua importância e como ele deve ser gasto.

Como utilizar uma planilha financeira para controlar os gastos

Nos primeiros meses de planilha, é possível que você identifique que gasta muito mais do que imagina com coisas que nem eram consideradas como parte de seu orçamento familiar mensal. É aí que entra a segunda parte do controle financeiro familiar: o planejamento.

Junto com a anotação de todos os seus gastos, você deve colocar no papel quanto sua família pode gastar. Lembre-se de planejar também uma verba para emergências e urgências que não podem ser previstas, como o pneu do carro que estourou no meio da estrada ou aquela consulta inesperada ao dentista.

Para que todo este exercício faça sentido, planeje-se também para poupar. Deixe uma parcela de todo os ganhos da família em uma poupança ou outro tipo de investimento mais interessante.

Invista em educação financeira

Além do controle, é importante que você procure se educar financeiramente. Para isso, crie o hábito de consultar como está a fatura do seu cartão de crédito antes de fazer uma nova compra e sempre pesquisar opções mais econômicas para você. Para não se perder, anote na planilha todas as datas e quantidades previstas para pagamento, de modo que você consiga olhar para o futuro cuidando do dinheiro que possui hoje.

O controle financeiro familiar é essencial para que se tenha tranquilidade no seu dia a dia e para evitar que suas dívidas saiam do controle. Quando se sabe ao certo quanto se ganha e qual a verba disponível para todas as necessidades, fica mais fácil de se divertir sabendo o quanto gastará.

Este é um cuidado que demanda bastante disciplina e consciência com relação a todas as pequenas decisões que giram em torno do dinheiro. Por isso, quanto antes começar melhor. Inclua todos os membros da família no processo e o sucesso chegará mais rápido do que imagina.

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top