Investimentos financeiros – 6 erros que você não deve cometer!

Se você quer fazer investimentos financeiros de uma maneira inteligente, existem muitas coisas que precisa seguir. Algumas delas já estão no manual básico de investimento, mas algumas jogadas precisam ser aprendidas.

Afinal, ninguém quer errar na hora de fazer os investimentos. Dinheiro é algo sério, que precisa ser planejado com sabedoria para que você não saia no prejuízo. E essa é uma dificuldade muito frequente, principalmente entre os investidores mais novos.

Para te ajudar, separamos um material interessante sobre os investimentos financeiros e alguns erros frequentes. Assim, você já fica por dentro e toma mais cuidado para não sair no prejuízo.

Quer dar uma olhada? Fique atento!

Investimentos financeiros

Investir sem planejamento

O primeiro passo para fazer bons investimentos financeiros é ter um planejamento adequado. Sem esse passo, você dificilmente chegará onde quer, pois não visualizará as suas metas ocorrendo.

Para combater isso, comece a planejar antes de ingressar no mercado de maneira efetiva. Você pode fazer isso independentemente ou contratar um coach para te ajudar a planejar com mais cuidado.

Essa figura é muito importante, pois ele te dará todas as orientações para investir com segurança. O profissional sabe sobre o mercado financeiro como ninguém e pode te ajudar a entender mais sobre o assunto. Quem vai fazer investimentos financeiros altos, mas não tem muita experiência, precisa contratar um coach.

Ter expectativas altas

As expectativas devem ser adequadas à sua quantidade de capital e a sua modalidade de investimento. É muito comum que alguns investidores inexperientes coloquem muitas expectativas em um investimento. Quase sempre, eles acabam se decepcionando.

Um quadro muito comum é o seguinte: a pessoa investe em uma modalidade e já planeja um segundo investimento com o dinheiro que vai supostamente conseguir no investimento inicial. Esse tipo de plano é ruim, pois é extremamente frágil e pode dar errado em questão de minutos.

Nesse sentido, o interessante é sempre colocar expectativas médias nos seus investimentos financeiros, e esperar os resultados antes de planejar investir mais. Assim, você opera com segurança e estabilidade no mercado!

Não ter cautela

Cautela é uma das palavras de ordem mais importantes quando se trata de investimentos financeiros. Você precisa ser cauteloso nos seus atos e nas suas decisões, pois um passo em falso pode acabar com grande parte dos seus lucros, e ninguém quer ter que passar por isso.

Mas fique calmo! O mercado não é tão complicado assim e você não deve ter medo de investir. Quando falamos para ter cautela, estamos dizendo apenas para tomar algumas decisões com mais segurança.

Isso significa, em termos práticos, evitar ser impulsivo ou querer se apressar com os investimentos. O melhor a se fazer é dar um tempo para o seu investimento inicial render, e tomar cuidado com todas as partes do processo: o antes, o durante e o depois de investir.

Seguir tendências do momento

As tendências do momento são muito comuns quando falamos de investimentos financeiros. Realmente, você pode identificar muitas tendências de mercado, de empresa ou de modalidade. Muitas pessoas se sentem mais inclinadas a aceitar essas tendências.

O que acontece é quase sempre o mesmo. Você fica com tantas pessoas investindo em um mesmo ramo ou empresa, que no final todos saem com resultados abaixo da média. Depois disso, aquele mercado começa a se fragilizar.

É isso que você precisa entender sobre o mercado. Nunca a opção de todos vai ser realmente a correta. Pode até ser que aquele investimento seja realmente bom, mas você só vai saber disso se fizer uma pesquisa de qualidade. Por isso, opte pela sua pesquisa, e não pelas tendências dos demais investidores.

Não pesquisar sobre o mercado

Sim, investimento é prática. Mas você não deve confiar somente nisso para começar a atuar no mercado. É importante ter uma segurança individual antes de escolher onde, como e quando investir. Afinal, estamos falando de grandes quantidades de dinheiro.

Você pode começar pesquisando sobre a sua área de atuação. O que dizem as corretoras e as notícias? Será que o mercado está realmente valendo a pena? Tudo isso deve ser considerado antes de começar a atuar.

Uma dica é sempre se manter informado por uma variedade grande de fontes. Assim, você não precisa confiar apenas em alguns parâmetros para tirar as suas conclusões. Se você possui um coach, peça ajuda a ele. O profissional com certeza saberá mais sobre o campo de atuação, e pode prever alguns resultados.

Investir em um ramo só

Os ramos de atuação de investidores são diversos. E você deve estar integrado a essa diversidade, para não correr o risco de perder tudo quando um mercado quebrar. É por isso que falamos para todos os investidores apostarem em uma palavra: diversificação.

Você pode diversificar investindo em ações ou títulos, em diferentes empresas ou em diferentes tipos de investimento. Se você é um investidor mais ousado, por que não investir em um ramo mais seguro pelo menos uma vez?

Com essas ações, você reduz os seus riscos e ainda pode aproveitar diversas fontes de lucro. Essa medida é de segurança, mas também pode te ajudar a ter mais ganhos.

Diversificar é saber investir com a inteligência adequada!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top