Investir na bolsa de valores é seguro?

Muitas pessoas perguntam sobre investir na bolsa de valores. Afinal, investir na bolsa de valores é seguro? Quais são as chances de retorno financeiro? Eu vou mesmo ter lucros com essa modalidade de investimentos?

Todas as questões sobre investir na bolsa de valores podem ser respondidas aqui. Sabemos que, principalmente para iniciantes, pode ser complicado entender as potencialidades de um investimento na bolsa. É para isso que estamos aqui, para lhe ajudar!

Acompanhe o nosso conteúdo interativo e entenda melhor sobre esse mundo de finanças. Assim, você pode escolher a sua modalidade preferida e pode entender mais sobre o funcionamento da bolsa de valores. Não saia daí!

Como funciona a bolsa de valores?

Investir na bolsa de valores é seguro

Investir na bolsa de valores é como marcar um encontro entre empresas e consumidores. Se você entender isso, fica mais simples se relacionar dentro desse esquema e estudar o mercado financeiro a partir dos seus conhecimentos. Vamos prosseguir com as explicações.

Se você quer vender os seus títulos, que basicamente contêm ações nos valores de dinheiro, você precisa achar um comprador. Geralmente, são as empresas que desempenham esse papel de vendas. Se você é um comprador, do mesmo modo, precisa achar alguém que esteja vendendo os títulos. Geralmente, as pessoas físicas desempenham esse outro lado do negócio.

É por isso que falamos que a bolsa de valores é um ponto de encontro. Se você quiser fazer esse tipo de transação e investir na bolsa de valores, precisará entrar nesse esquema. Mas atenção, pois muitas pessoas procuram vender e comprar. É por isso que uma ação pode subir ou descer, dependendo do número de interessados.

Segurança relativa

Prometemos responder uma das questões mais polêmicas do mundo financeiro: afinal, investir na bolsa de valores é seguro? Quando nos perguntam sobre isso, falamos em uma segurança muito relativa, ou seja, que vai realmente depender do consumidor. Como assim?

É simples. Você deve analisar se, realmente, entende as regras desse tipo de jogo. É como uma disputa comum, como um esporte ou competição recorrente. Ou você sabe as regras, ou não sabe. E essas regras podem ser relativas.

Em suma, vai ser fácil investir na bolsa de valores se você sabe fazer um investimento e analisar o mercado de forma correta. Se isso não é verdadeiro para você, deixe um tempo para analisar a situação e aprender efetivamente antes de sair se lançando no mercado, pois você pode achar muitos problemas se não souber o que está fazendo.

Ainda precisamos destacar que a bolsa de valores não é uma das opções mais seguras de investimento no sentido de retorno financeiro. Essa é uma modalidade mais arriscada, que não garante realmente que você tenha o seu retorno no final da transação. Tudo vai depender do funcionamento do mercado.

Se você é um investidor conservador ou iniciante, talvez seja necessário começar com modalidades mais seguras, como o tesouro direto. Se você quer se lançar no mercado e faturar mais, já tendo alguma experiência, pode obter segurança relativa na bolsa.

O que você deve saber antes de investir?

Antes de começar a investir na bolsa de valores, você precisa saber mais sobre algumas coisas. Afinal, acabamos de pontuar que sem um conhecimento básico, você não vai conseguir tornar essa modalidade um pouco mais segura. Sim, você precisa trabalhar para obter essa transformação por meio do seu conhecimento.

Mas isso é muito difícil? Na realidade, tudo vai depender do seu conhecimento. Se você possui uma sede de aprendizado pode ser fácil. O que não pode acontecer é o aparecimento e o domínio da ansiedade em investir, antes de entender como funciona o mercado.

Vamos dar uma olhada no material, que consiste em algumas dicas, que separamos para você entender melhor sobre o assunto.

Entender sobre o mercado de ações

Todos pensam no mercado de ações como algo volátil e difícil de entender. Quantas vezes você já não se deparou com uma série de notícias bastante complicadas que tratavam desse assunto? Tenho certeza de que isso já ocorreu com você.

É verdade que o mercado de ações não é muito previsível. Afinal, qualquer desbalanço pode afetar o seu funcionamento e fazer com que uma série de ações caiam. Além disso, precisamos entender que as empresas podem sofrer danos inesperados. Isso também é um fator que contribui para a queda na bolsa de valores, acentuando o risco que os investidores acabam correndo.

Fugir de sorte

Sorte de principiante, dias de sorte, entre outros fatores que tendemos a acreditar. Eles realmente existem? Essa é uma questão mais filosófica, que não depende dos nossos julgamentos. Por isso, vamos combinar algo: na bolsa, isso não existe.

Pode ser que um dia você tenha sorte, mas é importante não contar com isso na hora de fazer os seus investimentos e escolher uma empresa para abrir parcerias. Se você quer investir, deve fazer uma escolha baseada em fatos e dados analisáveis. Apenas assim, você pode ter certeza de que o investimento tem chances de dar certo. De outro jeito, você não pode ter garantias.

Tomar cuidado com a mídia

A mídia pode ser uma grande aliada quando falamos de informar os valores da bolsa e as quedas que podem ocorrer. Entretanto, você deve tomar cuidado para não levar as informações contidas ali como verdades absolutas. Mas elas não são dados precisos?

Podem até ser, mas não se esqueça de que, muitas vezes, entender sobre as quedas da bolsa requer análise. E dentro dessa análise podem existir interesses, demandas, entre outros fatores que acabam por posicionar a notícia.

Por isso, é importante prezar também por uma análise autoral. Tenha acesso aos números da bolsa e entenda melhor o que ocorre por meio de uma estratégia pessoal. Essa habilidade pode ser desenvolvida com o tempo.

Sair da ilusão de ficar rico rapidamente

Uma das ilusões mais recorrentes é essa: posso ficar rico com muita facilidade por meio da bolsa. Pode ser que, em alguns raros casos, isso seja verdade. Porém, via de regra você precisa desenvolver um grande trabalho de análise e de escolhas de investimento para se dar bem.

Por isso, esqueça essa ilusão e comece a realmente pensar nas modalidades em que você está investindo. Se isso não for feito, as coisas podem não sair como o esperado. Você acabará perdendo mais dinheiro do que ganhou.

Aliás, vale destacar que mesmo nas modalidades mais seguras, investir nunca é ter dinheiro fácil. Em primeiro lugar, porque você teve que trabalhar para ganhar o dinheiro, e isso já é difícil.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top