Já pensou como planejar a sua aposentadoria?

desenho de idosa segurando saco de dinheiro
Antes de dar início a um plano de aposentadoria, é preciso definir os seus objetivos de renda para saber quando você deverá poupar.

Ter um plano de aposentadoria é essencial. Afinal, quando menos percebermos a idade irá bater à porta e vamos precisar viver com a nossa aposentadoria. Contar somente com o valor repassado pelo governo pode não ser uma boa ideia, já que os rendimentos costumam ser baixos e não garantem uma vida tranquila. Por isso, quanto antes você der início a seu plano de aposentadoria, melhor. Confira como fazer isso a seguir:

Dicas para planejar sua aposentadoria

Defina o seu objetivo de renda

Este é o primeiro passo para acertar na quantidade de dinheiro que deverá ser poupada e no investimento a ser realizado, dois pontos essenciais para quem deseja saber como planejar a aposentadoria. Portanto, coloque no papel quanto deseja receber mensalmente quando não puder mais contar com o salário.

Aprenda tudo sobre as fontes de receita

Antes de colocar seu plano de aposentadoria em prática você precisa aprender mais sobre todas as fontes de receitas possíveis. Você pode contar com a poupança, com um plano de previdência privada, com o Tesouro Direto, com a Bolsa de Valores e outras infinitas opções.

Se você sabe pouco a respeito do assunto, vale a pena investir em uma formação em Coach Financeiro, conversar com o gerente do seu banco e ler bastante a respeito do assunto. É preciso levar em consideração a quantidade de dinheiro que você possui para investir, o quanto deseja investir por mês e qual é a porcentagem de retorno.

Não se esqueça de avaliar também qual é o valor de imposto cobrado, as taxas de administração e outros valores que podem interferir diretamente na liquidez do seu investimento. Esta é a etapa mais importante do seu plano de aposentadoria e, por isso, deve ser feita com calma e frieza.

Estipule o quanto precisará poupar

O segredo de como planejar a aposentadoria está em acertar a fonte de receita com a quantidade de dinheiro que poderá economizar. Sabendo quais são os ganhos, os impostos que serão abatidos e taxas cobradas, calcule o quanto precisará salvar por mês para chegar em seu objetivo.

Seja disciplinado

Não adianta fazer um plano de aposentadoria perfeito se você não for disciplinado. Mantenha o foco no seu objetivo, mesmo que isso represente diminuir sua renda mensal hoje. Caso perceba que os valores mensais estão muito altos para sua realidade, procure conseguir uma renda extra ou, quem sabe, procurar um emprego que garanta um salário mais atrativo.

Reveja sua estratégia periodicamente

Na hora de decidir a quantidade de dinheiro para poupar, pode ser que você se esqueça que a vida possui diversas etapas. Pode ser que o salário que ganha hoje triplique de valor nos próximos anos ou que algo inesperado aconteça e você fique com uma renda menor do que a esperada. Por isso, você deve avaliar seu plano de aposentadoria constantemente, verificando se não pode aumentar os investimentos ou diminuir de acordo com a nova realidade.

Imagem: © Depositphotos.com / Jaaak

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top