Liberdade financeira em 7 passos

Para ter liberdade financeira é preciso controlar o próprio dinheiro. Você precisa saber investir e usá-lo da melhor forma possível.

Em seu livro, “Dinheiro: 7 passos para a liberdade financeira”, Tony Robbins desvenda mitos sobre investimentos e finanças pessoais.

Aprenda a proteger o dinheiro e a planejar uma aposentadoria vantajosa antes de envelhecer.  Descubra como investir como um bilionário.

liberdade-financeira

1. Liberdade financeira é poupar para investir

Para alcançar a liberdade financeira, você precisa determinar o quanto deseja investir e poupar. Tudo começa por aí. Entretanto, esta decisão causa uma sensação de perda e prejuízo em seu estilo de vida. 

Nos próximos 25 ou 30 anos, a expectativa de vida pode ultrapassar 100 anos. Se agora a vida financeira já é difícil, imagine depois. A previdência pode inclusive deixar de existir. 

Por isso, comece a poupar o quanto antes. Aposentadoria não representa segurança e liberdade financeira.

2. A liberdade financeira está em suas mãos

Se você acredita que trabalhar por 40 anos vai garantir sua liberdade financeira por mais 40 anos, é hora de pensar melhor no que acredita.

Sob o ponto de vista de investimento, sonhar com a aposentadoria não vale a pena. Você precisa investir seu dinheiro de forma agressiva. 

Talvez, você queira comprar uma casa incrível, um carro legal e ostentar um estilo de vida. Porém, este não é o caminho para o sucesso a longo prazo.

Economizar e investir agressivamente não parece tão atrativo. Entretanto, te ajuda a dormir tranquilamente. É uma questão de segurança.

3. Conheça antes as regras do jogo

O mercado de investimentos é como um jogo de estratégia. Você precisa saber usar as cartas certas e planejar sua vitória.

Procure a ajuda de um consultor financeiro. Ele pode te acompanhar e aconselhar ao longo do processo de investimento. Procure saber todas as taxas que envolvem seu investimento. 

Se você já tem algum plano de investimento para sua vida, compare ao resto do mercado. Não deixe de acompanhar suas despesas, lucros e objetivos.

4. O jogo precisa ser “vencível”

O verdadeiro sucesso financeiro tem 5 níveis:

  • Segurança financeira
  • Vitalidade financeira
  • Independência financeira
  • Liberdade financeira
  • Liberdade financeira absoluta

Decida até que etapa você pretende alcançar. Há pessoas que buscam uma vida luxuosa. Outros buscam uma vida simples, porém confortável. Não existe alternativa errada, trata-se apenas de uma decisão sua.

5 estratégias para otimizar seu progresso pessoal:

  1. Poupe mais dinheiro e invista a diferença
  2. Ganhe mais dinheiro e invista a diferença 
  3. Reduza taxas e impostos e invista a diferença
  4. Maximize a taxa de retorno diversificando seus investimentos 
  5. Altere seu estilo de vida e invista a diferença 

5. Aprenda a colocar o dinheiro no lugar certo

Quando se trata de liberdade financeira, todos bilionários concordam neste aspecto. Alocação de ativos é a chave para o sucesso financeiro e a única forma de diversificar o seu portfólio.

Não basta possuir um monte de ações. É preciso possuir um monte de classes de ativos não relacionados: ações nacionais, ações internacionais, mercados emergentes, títulos, imóveis, commodities, etc. Coloque o seu dinheiro em baldes diferentes. Se um balde vazar, você não perde tudo.

6. Crie uma fonte de renda vitalícia

Acumule riqueza investindo em ativos de baixo custo, taxas baixas, isentas de impostos e bem alocados.

Em seguida, converta tudo em uma anuidade que lhe paga um fluxo de renda todo mês, sendo assim para o resto de sua vida.

Segundo Ray Dalio, existem quatro “estações” econômicas que movem o preço dos ativos: inflação, deflação, crescimento econômico crescente e crescimento econômico em declínio. Desta forma, ativos funcionam bem em diferentes estações.

  • Inflação: commodities, ouro e títulos protegidos contra a inflação
  • Deflação: títulos do Tesouro e ações
  • Aumento do crescimento econômico: ações, títulos corporativos, commodities e ouro
  • Crescimento econômico em declínio: títulos do Tesouro e títulos protegidos contra a inflação

Se não podemos prever o futuro, o ideal é investir ativos para se beneficiarem igualmente (25%) de cada “estação” econômica. 

7. Invista como um bilionário

Tony entrevistou uma série de milionários e bilionários. Por meio dessas entrevistas, Tony sintetizou todas ideias em quatro princípios.

  1. Não perca dinheiro. Quando você evita perder dinheiro, você acaba adquirindo um pouco dele ao longo do tempo. Manter é mais importante do que ganhar. Mesmo começando com nada, se for paciente, terá algo no final.
  2. Avalie o fator risco/recompensa: nem todos os investimentos são arriscados, e você não precisa apostar tudo em apenas uma opção. 
  3. Antecipe desastres e diversifique seus investimentos. Qualquer investimento envolve algum grau de risco, qualquer que seja ele. Se você espalha o risco entre diferentes classes de ativos, você garante que um tiro não afundará o seu barco.
  4. Busque sempre conhecimento. As pessoas que obtiveram o sucesso, valorizam o conhecimento. Ele é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional. Assim como o dinheiro, o conhecimento se compõe e se constrói sobre si mesmo. Quanto mais conhecimento adquirir, maior será sua recompensa.  Faça um desafio consigo mesmo: aprenda algo novo todos os dias de sua vida. Depois de algum tempo, você irá se surpreender com que é capaz de realizar.

Dica bônus: Viva uma vida rica

A felicidade não é sobre dinheiro. É sobre viver a vida da melhor forma. Entenda que dinheiro é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a fazer isso.

No final de tudo, de nada importa quanto dinheiro juntamos, como nós diversificamos nosso portfólio, ou quantas vezes nós vencemos o mercado. O importante mesmo, é como você melhorou o mundo ao seu redor.

Em vez do dinheiro, seu objetivo deve ser viver uma vida com propósito. Seja lá o que isso signifique para você. Para a grande maioria, trata-se de dar o seu tempo, energia e dinheiro para os outros.

Doe seu tempo, energia e dinheiro aos outros e comece agora a viver uma vida plenamente rica.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top