Liderança e coaching – como eles vão ajudar no dia a dia?

A liderança e o coaching farão com que você desenvolva habilidades, conseguindo colocar em prática a liderança, fazendo aumentar a eficácia de líderes, gerentes, chefes de equipes. Tudo isso será possível porque a liderança e o coaching te fazem ter as seguintes mudanças de comportamento:

  • Percepção de si;
  • Percepção dos outros;
  • Percepção da equipe;
  • Condução da equipe para alcançar os resultados.

Quando você desenvolve liderança e coaching, os líderes e os gestores irão contribuir para que os seus funcionários aprendam e consigam se desenvolver. Dessa forma, a elevação da performance e dos resultados irão subir, potencializando os recursos humanos da organização.

E quando você alia liderança e coaching, você se torna capaz de realizar os seguintes desafios:

  • Desafiar as suas crenças que te limitam – isso porque todas as nossas ações refletem nas nossas crenças. Para que as suas ações possam ser poderosas e maiores, é preciso identificar e questionar crenças que impedem o seu crescimento;
  • Sair da zona de conforto – você perceberá que tem capacidade para ir além do que os seus resultados mostram. Assim, você aceitará novos riscos e abraçará as oportunidades que aparecerem;
  • Assumir responsabilidades – passará a entender que você é o único responsável e assumirá o controle da sua vida, tendo o poder de mudá-la quando quiser;

Liderança e coaching – como eles vão ajudar no dia a dia?..

O que é o coaching?

O coaching é, nos dias atuais, uma ferramenta perfeita para o desenvolvido pessoal e para a construção de equipes em elevado desempenho. A formação em competências de coaching nos líderes empresariais constitui, por isso, um investimento de elevado valor acrescentado para a próxima promoção da excelência das pessoas e das equipes nas organizações. Hoje, você irá encontrar as principais diferenças entre liderança e coaching que devem ser respeitadas e, ainda assim, acauteladas nas suas aplicações aos contextos organizacionais.

Liderança e coaching

Esses dois têm como objetivos claros promover a excelência nas pessoas e nas equipes. Por mais que a liderança e o coaching possam vir a serem confundidos, vale frisar que existem diferenças importantes entre eles, onde, subsiste uma pequena confusão quanto aos seus conceitos, para além da controvérsia sobre a utilização de ferramentas de coaching por pessoas, uma vez que estão não sendo coaches profissionais, pretendem fazer uso dessas ferramentas no contexto de suas ações como lideres e gestores dos seus colaboradores e das suas equipes.

Não existindo nenhuma linha de ruptura entre liderança e coaching, existem sim, diferenças importantes que precisam ser respeitadas e, mesmo acauteladas nas suas aplicações aos contextos organizacionais.

Dessa forma, e muito possam ser consideradas modalidades de intervenção sobre pessoas e equipes, orientadas para promover melhorias das performances e para a revelação dos seus potenciais e dos seus talentos, a agenda da liderança, que determina as intenções fundamentais das práticas, é, em princípio, definida e controlada pelo líder, enquanto, no coaching, é o coachee quem, de fato, está comandando o processo.

O líder que muitas vezes no contexto organizacional tem como característica representar também o papel de chefe, de avaliador e até de decidir em matérias disciplinares complexas e delicadas, tem mais dificuldades para manter o distanciamento crítico e a neutralidade empática que são requeridas às intervenções de coaching, não podendo, muitas vezes, dar-se ao luxo de respeitar de forma incondicional a vontade e o ritmo do liderado/subordinado/coachee.

Como a liderança e o coaching podem ajudar no cotidiano?

A liderança e o coaching são métodos que podem orientar aos coachees, fazendo uso de técnicas que sejam capazes de aproximá-los de uma vivência realizada através do exemplo, nesse caso, a verdadeira visão, a essência do significado da palavra líder.

A liderança e o coaching podem te mostrar como estar atendo às novidades que transitam por todos os lugares faz toda a diferença. E você precisa se especializar para que possa dominar tudo que esteja à sua volta, sejam elas questões do mundo corporativo, do âmbito natureza humana e pessoal.

E a liderança e o coaching são importantes porque te ajudam a acumular conhecimento, que é sempre bom ter, cada vez mais, pois isso fará com que você tenha mais segurança, sendo capaz de ajudar um colega ou colaborador que se encontre em dúvida ou precisando de uma orientação.

Quando você mostrar que possui a resposta na ponta da língua isso fará com que você transpareça confiança, o que transmitirá às pessoas ao seu redor a certeza de que elas podem contar com você quando precisarem.

Nos momentos de maior dificuldade, de desafio, de pressão, de estresse, ou quando algo não sair conforme o planejado, a liderança e o coaching farão com que você estimule os seus colaboradores a refletirem sobre cada situação, buscando apresentar ferramentas que sejam necessárias para resolver os problemas e concluir cada demanda.

Se você tem como foco contribuir para o aprendizado e o crescimento de todos, causando uma transformação em suas vidas, a liderança e o coaching são ferramentas que te darão a base necessária para conseguir conquistar esse objetivo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top