Mercado financeiro brasileiro é seguro?

O mercado financeiro é algo muito misterioso. Para as pessoas que não entendem do ramo, ou para quem está começando, pode ser complicado avaliar o índice de confiança de alguns mercados.

O que fazer nessas situações? Uma boa pesquisa pode te ajudar, mas talvez não responda a todas as suas perguntas. Muitas pessoas querem saber mesmo sobre o mercado financeiro do seu próprio país, e acabam não achando boas argumentações.

Para te ajudar, vamos entender mais sobre o mercado brasileiro. Será que é uma boa investir em segmentos do nosso país? Será que há uma segurança? É o que vamos te explicar a seguir. Assim, você investe com mais tranquilidade.

Mercado financeiro brasileiro é seguro

O que é segurança no mercado?

De maneira geral, é complicado responder a essa pergunta. O mercado financeiro é muito diverso, e entender o que é segurança depende de fatores como a modalidade da sua aplicação, o investimento inicial e expectativa de lucro e até a corretora que você escolheu.

Podemos dizer que, quando o mercado é seguro, você sabe que pode ganhar algo da sua aplicação. Repare que falamos que você pode, pois em algumas modalidades você talvez não tenha essa sorte. Esse campo é mais voltado aos investidores arriscados.

Você também precisa saber que os seus investimentos estão seguros, pois não há como o mercado financeiro sofrer uma queda muito grande. As instabilidades no campo econômico podem acabar por prejudicar esse fator.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a segurança no mercado, vamos ao caso do Brasil. Será que o mercado brasileiro pode ser de confiança? Os seus investimentos estão seguros? Acompanhe a seguir.

O Mercado financeiro brasileiro

Separamos alguns fatos relevantes, tanto bons quanto ruins, para que você avalie a segurança do mercado. De maneira geral, podemos dizer que o mercado financeiro do Brasil é seguro, apesar de não ser o mais seguro do cenário atual. Entretanto, alguns fatos podem ferir essa segurança.

Riscos políticos

Vivemos em um momento de grande instabilidade política. Independentemente da orientação política pessoal de cada investidor, você precisa entender que não há muita segurança quando falamos de política no país.

Quando os embates se tornam mais acalorados, o cenário de investimento e de acordos com outros países tende a piorar. É isso que vemos com o Brasil e com a retirada de uma quantidade relevante de investimentos financeiros.

Para que você, investidor assíduo do mercado financeiro, possa se prevenir, é importante tomar cuidado. Períodos de revolta popular ou de reviravoltas no cenário nacional da política não são bons para abrir investimentos, pois o mercado pode estar se desvalorizando. Para ter o retorno, invista em períodos de estabilidade entre esses períodos mais críticos.

Política monetária dos outros países

A política monetária dos outros países pode afetar de maneira intensa o mercado financeiro brasileiro. Isso fica fácil de imaginar se pensarmos que, hoje em dia, o mundo é interligado pela globalização. Não podemos mais viver em uma realidade distinta dos outros países.

O recente fechamento de alguns países da Europa, que se tornaram mais nacionalistas e menos coniventes com alianças de fora pode ter ajudado a criar uma instabilidade no mercado brasileiro. Afinal, podemos entender que o balanço do mercado global foi ferido.

Para que você possa investir sem problemas no ramo que você quiser, é interessante ficar de olho no cenário internacional. Ao identificar mudanças em outros lugares, você deve se questionar se esse lugar mantinha aliança direta com o Brasil.

Problemas com inflação

Um dos países que mais tenta fugir da inflação é o nosso. Com isso, o mercado pode se modificar, o que afeta todo o entorno e as relações com os demais. Você deve estar especialmente atento a essas questões de inflação, pois elas podem prejudicar o quadro geral de investimentos.

Você deve ter notado que a inflação ficou muito alta não faz tanto tempo assim. Nesse período, muitos investimentos caíram, pois, o mercado ficou com uma instabilidade acima da média. Será que o cenário de finanças gerais já se recuperou desse evento? Será que ainda existem sequelas?

É isso que precisamos entender para continuar. A inflação está se recuperando e podemos dizer que não está tão instável. Mas o mesmo se aplica ao mercado? Procure pesquisar mais sobre essas informações.

Diversidade de investimento

Um dos melhores fatores para se investir no Brasil é a pluralidade de investimentos. Você pode investir na bolsa de valores, em fundos ou até em CDB por meio do seu banco. Essa pode ser uma característica também presente em outros países, mas ela deve ser observada pois contribui muito.

Você deve escolher a melhor das modalidades de acordo com o seu caso e com o seu perfil de investidor. Assim, você evita que seus investimentos sejam desperdiçados. É importante ter essa consciência para investir de maneira mais responsável.

Analise as suas opções, determinando se você é de um perfil mais conservador e seguro, ou mais flexível e arriscado. Assim, você opta pela modalidade perfeita.

Conclusão

O que podemos concluir de tudo isso que mencionamos? Afinal, o Brasil é ou não um bom país para se investir? Vamos entender melhor o que, por fim, podemos dizer sobre o cenário econômico nacional nos últimos anos.

Primeiramente, você deve entender que nenhum mercado, principalmente, por estarmos falando de um campo de atuação extremamente sensível, pode ser seguro em 100% das vezes. É natural que o cenário se modifique com frequência.

Entretanto, você deve procurar por bases sólidas. Assim, você consegue comprovar que essa área de atuação não é das mais perigosas. Veja se a implantação do sistema financeiro do país é clara. No caso do nosso país, podemos até ter algumas falhas, mas geralmente as bases são boas.

Outra coisa que você deve procurar é autonomia. Você não deve investir em um país muito dependente do cenário exterior. Afinal, se já é difícil controlar o cenário brasileiro, imagine o de outros países, com o tanto de barreiras que temos.

E aí, você se sentiu seguro para investir no cenário nacional? O que você achou dos nossos fatores? Comente abaixo!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top