Tudo que você queria saber sobre Coach e ninguém te contou antes

Fique por dentro do profissional mais influente no desenvolvimento humano de absolutamente todas as pessoas

o-que-e-coach

A maioria de nós, em algum momento da vida, precisamos de incentivo para tomar a melhor decisão ou realizar efetivamente uma atividade. Podemos chamar de mentores, instrutores e até mesmo gurus aquelas pessoas que dão suporte e coragem para que outra conduza seu próprio desenvolvimento humano.

Atualmente, contamos com um profissional específico para apoiar aqueles que desejam aperfeiçoar sua performance e se tornar sua melhor versão. Neste artigo você vai descobrir tudo sobre esse profissional, mas antes, conheça as três principais nomenclaturas relacionadas ao assunto que vamos descrever a seguir.

  • coach: usada para designar o profissional 
  • coaching: o treinamento que o profissional estabelece
  • coachee: a pessoa que passa pelo treinamento estabelecido

Afinal, o que é coach?

Coach é o profissional responsável por utilizar uma metodologia para desenvolver as habilidades que determinada pessoa ainda não possui e também promover as competências que essa pessoa já tem. 

O coach é movido pelo propósito das pessoas. Isso porque é a partir do propósito de vida de cada coachee, seja no âmbito pessoal ou profissional, que o plano de ação do profissional vai ser elaborado.

O desenvolvimento das habilidades ocorre quando se reconhece uma capacidade humana ou uma atividade do seu interesse que ainda não está completamente desenvolvida, e a partir de treinamentos cognitivos e técnicos específicos começar a desempenhar essas atividades com qualidade.

Já a promoção das competências está ligada ao conjunto de habilidades que uma pessoa já utiliza para solucionar um problema ou realizar alguma tarefa. Nesse caso, a intenção é identificar tais competências, minimizar os erros e aperfeiçoar os acertos das mesmas. 

Por meio de um conjunto de técnicas e ferramentas profissionais, esse método é capaz de transformar a vida de absolutamente todas as pessoas. Pesquisas científicas apontam que a pessoa que passa por um processo de coaching pode alcançar o seu propósito até 20 vezes mais rápido do que quem não passa pelo processo. 

Coaching é sobre propósito de vida?

A resposta é sim! O treinamento de coaching como conhecemos hoje na verdade vem sendo aplicado como metodologia desde os anos 80 nos Estados Unidos e na Europa. Recentemente difundido no Brasil, o processo de coach passou a ser reconhecido como uma ferramenta que trata de soluções, não de problemas.

Imagine a cena: uma pessoa está há meses afastado do mercado de trabalho e busca uma recolocação em sua área de atuação. Seu currículo é recheado de certificações, conta com uma bagagem farta de experiências, no entanto, não encontra as oportunidades adequadas ou, quando as encontra, não é selecionado para uma entrevista sequer. 

Onde essa pessoa está errando? Se ela já conta com diversas qualificações profissionais e tem noção do que almeja na carreira, o fato é que agora essa pessoa precisa de uma orientação mais dinâmica e objetiva para traçar as metas ideais que vão garantir a vaga dos seus sonhos. 

Uma sabedoria popular defende que quem sempre faz a mesma coisa, vai atingir sempre os mesmo resultados. Pensando nisso, podemos dizer que se alguém tem um objetivo definido, mas ainda não alcançado, é hora de mudar as estratégias. 

Vale ressaltar que absolutamente qualquer pessoa que deseja passar por uma mudança de vida está apta para ser assistida por um coach. Esse, aliás, é mais um grande aliado do sucesso: a busca pela transformação. E aí, se identificou? 

Por isso, a atividade desempenhada pelo coach é importante para:

  • tirar da zona de conforto,
  • ampliar a consciência,
  • expandir o mapa mental,
  • transformar planos em ações,
  • apresentar novas possibilidades .

Tendo isso em vista, o coach pode atuar em diferentes áreas, já que o processo de coaching tem como principal objetivo o desenvolvimento humano de modo geral. 

A seguir, conheça 3 exemplos de coach com alta demanda no mercado:

Vida:

O coach de vida também é conhecido como life coaching e abrange vários aspectos da vida e do ser humano. Esse treinamento é o mais indicado para quem quer superar obstáculos, tomar decisões, enfrentar medos e desenvolver autoconfiança. Nesse caso, o coach ajuda a buscar as respostas mais concretas para seus principais questionamentos.

Carreira: 

O coach de carreira orienta pessoas que querem evoluir profissionalmente. Ele auxilia na transformação do seu posicionamento diante do mercado, seja qual for sua área de atuação. Ele também é responsável por contribuir na descoberta das profissões ou atividades mais adequadas para o seu perfil.

Financeiro:

O coach financeiro oferece orientação especializada e personalizada para que pessoas ou empresas alcancem independência e estabilidade financeira. Seu treinamento é fundamental para quem deseja assumir o controle do orçamento doméstico ou ainda do capital financeiro de uma empresa.

Além dos citados acima, existem também os profissionais que usam a metodologia coach para ajudar pessoas a alcançarem diversos propósitos específicos. Outros treinamentos de coaching com bastante reconhecimento no mercado são: de emagrecimento, de negócios, de relacionamentos, esportivo, espiritual, entre outros.

Quando procurar um coach?

Quando você identifica que precisa avançar de um ponto ao outro em sua vida, está na hora de procurar um coach. Isso porque atravessar esse processo de mudança sozinho é muito mais difícil e demorado. Por isso, listamos alguns motivos pelos quais você deve procurar um coach.

  1. Quando você está prestes a assumir uma posição importante e precisa de orientação profissional
  2. Quando você não consegue uma recolocação no mercado de trabalho e precisa traçar uma nova estratégia
  3. Quando você precisa construir uma imagem pessoal coerente e compatível com os seus valores e ideais
  4. Quando você sabe onde quer chegar mas ainda não sabe o que fazer para alcançar o seu objetivo
  5. Quando você quer promover o seu autoconhecimento e aperfeiçoar todos os seus potenciais

O treinamento de coaching é realizado por meio de algumas sessões particulares, contudo, não pode ser confundido com terapia. Cada coachee conta com um plano de ação personalizado somado à técnicas que conduzem o desenvolvimento humano constante.

A seguir vamos apresentar 5 das dezenas de ferramentas incríveis usadas pelos coachs mais reconhecidos da área e que funcionam como suporte para uma trajetória rumo ao sucesso. 

5 ferramentas para coach

  1. Shazam: por meio da ferramenta Shazam o coach consegue acessar questões do inconsciente que antes eram inexpressivas pelo coachee. Ela consiste em um conjunto de perguntas que promovem a reflexão analítica e o autoconhecimento. A partir dessa técnica é possível definir a verdadeira essência de cada pessoa. 
  2. Roda da Vida: muito utilizada no processo de coaching, a Roda da Vida é uma ferramenta tradicional para promover a avaliação pessoal. Ela provoca a reflexão sobre diversas áreas da vida e em seguida é possível observar um gráfico circular que evidencia visualmente quais áreas exigem mais atenção.
  3. Metas SMART: a sigla em inglês contempla 5 atributos essenciais para definição de metas: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Essa ferramenta é objetiva e estabelece necessidades tanto pessoais quanto empresariais, e são completamente ligadas a prazos pré-definidos.
  4. Diário de Bordo: a ferramenta foi inspirada nos famosos diários elaborados durante as navegações marítimas. O Diário de Bordo é utilizado para registrar o balanço do seu dia. Desse modo, é possível diariamente explicar o processo adotado e compartilhar suas experiências e autoavaliações com o profissional
  5. Tríade do Tempo: utilizada à medida em que o coachee desenvolve as atividades estabelecidas no plano de ação, a Tríade do Tempo traça uma linha analítica do seu desenvolvimento até o momento. Através dessa ferramenta, é possível definir quais são as atividades circunstanciais, urgentes e importantes de cada pessoa.

Como você pode perceber, o treinamento de coaching está ligado a transformações, aprendizado e desenvolvimento. Ele consegue trazer a clareza necessária para difíceis tomadas de decisões e estabelecer o passo a passo necessário para alcançar determinado objetivo. 

Se você está disposto a atingir metas, realizar sonhos e experimentar uma vida melhor, esse é o momento de procurar o auxílio profissional de um coach, essa é a oportunidade ideal para você transformar meros planos em verdadeiras ações e finalmente atingir o seu propósito de vida.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top