O que é coaching? Entenda seu conceito e significado

objetos e descrição
O coaching é um profissional capaz de proporcionar diversas mudanças na vida pessoal e profissional de uma pessoa.

O termo coach é originário da época medieval, em que existia o cocheiro que conduzia a carruagem (coche). Esses profissionais também treinavam os cavalos que puxavam os coches e, por isso, a palavra também passou a ser associada ao trabalho de um treinador. Atualmente, porém, o Coaching é uma metodologia que vai muito além disso: ele reúne diversas ciências e atua de modo a melhorar o desempenho do seu cliente em âmbito profissional e pessoal. Trata-se de uma orientação focada em resultados rápidos, mas com efeitos duradouros.

No âmbito profissional, o Coaching é capaz de propiciar mudanças de estado, levando a pessoa a se transformar no que ele deseja ser. Para isso, são utilizadas técnicas de áreas como Gestão de Pessoas, Administração, Psicologia, Linguagem Ericksoniana, Neurociência, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, entre outros.

Para aplicar as técnicas com eficiência, é fundamental que o coach conheça profundamente seu cliente e saiba quais são seus anseios, características, aptidões e potenciais. Assim, ele consegue estimular a autoconfiança, acabar com as limitações existentes e fazer com que o coachee atinja as metas que deseja. Nesse ramo existem diversas subáreas, tais como o coaching para carreira, concursos, comunicação, liderança, entre outras áreas.

No âmbito empresarial, as empresas normalmente contratam serviços de Coaching para aprimorar sua equipe, principalmente aquelas formadas por profissionais responsáveis por tomar decisões que afetam a corporação. Ao passar pelo processo de Coaching, os profissionais se tornam mais autoconfiantes, melhoram suas relações interpessoais, ampliam o autoconhecimento e evoluem continuamente em prol dos seus objetivos.

Vale destacar que o coach não faz milagres. Para que os resultados sejam alcançados, é necessário empenho e força de vontade por parte do coachee. Ao coach, cabe a responsabilidade de oferecer feedback, fazer questionamentos eficazes e estimular o cliente a buscar por seus sonhos e tomar ações definitivas rumo às mudanças necessárias. O coach jamais dirá o que o coachee deve fazer, mas mostrará caminhos e possibilidades.

Imagem: © Depositphotos.com / MVmaster

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top