O que é fluxo de caixa

gráfico com moedas
O fluxo de caixa tem como objetivo projetar todas as entradas e saídas de recursos financeiros na empresa durante um determinado período.

Quem é dono ou trabalha em loja ou qualquer outro estabelecimento comercial certamente já deve ter ouvido falar sobre a movimentação de fluxo de caixa. Essa é uma tarefa essencial e indispensável para os negócios e, para uma maior eficiência do controle das suas contas, ele deve ser feito diariamente.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que controla toda a movimentação financeira de uma empresa durante determinado período. Todos os recursos financeiros são calculados, sejam as entradas ou saídas da empresa, de modo a computar todas as contas que foram pagas e as que forma recebidas.

O cálculo do fluxo de caixa facilita a gestão de toda a empresa, uma vez que permite ao empresário conhecer exatamente todos os valores que devem ser pagos e quais deverão ser recebidos em um período específico. Assim, ao realizar o fluxo de caixa, você terá analisado todo o saldo da sua companhia, representado pela diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

Caso seu saldo esteja negativo — ou seja: sua empresa teve mais gastos do que lucros —, o empresário tem como tarefa reavaliar todos os gastos para que volte a ter entrada de dinheiro no seu orçamento. Por outro lado, se o saldo do seu fluxo de caixa for positivo, significa que a companhia está conseguindo abater as obrigações financeiras e ainda possui disponibilidade financeira.

A importância do cálculo de fluxo de caixa na sua empresa

Calcular o fluxo de caixa de uma empresa é fundamental para que os empresários tenham uma análise precisa a respeito da situação financeira da empresa e, por meio dos resultados encontrados, avaliar quais os próximos passos a seguir. O fluxo de caixa pode ser feito por meio de planilhas, aplicativos online e até mesmo por meio de um sistema pessoal que faça sentido para você: basta calcular as saídas e entradas financeiras do seu caixa no dia a dia.

Tipos de fluxo de caixa

Fluxo de caixa livre

No fluxo de caixa livre, o dinheiro é representado por meio de quanto uma empresa pode gerar. Assim, é possível saber quanto dinheiro é necessário para manter ou expandir sua base de ativos. Este dado é importante para que a empresa busque por oportunidades que aumentem o valor de seus acionistas.

Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é uma avaliação utilizada para estimar a oportunidade de investimento. Esse método usa as projeções de fluxo de caixa livre futuro e as desconta a fim de chegar a um certo valor que pode servir como investimento em potencial.

Imagem: © Depositphotos.com / auriso

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top