O que é a Taxa Selic?

símbolo de juros e cifrão
A Taxa Selic pode ser definida como uma taxa básica de juros cobrada na economia brasileira, quando empréstimos não são quitados.

A Taxa Selic é um índice básico e direto que está relacionado aos juros cobrados na economia brasileira. Selic é uma sigla que significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, um conjunto informatizado de todos os registros, custódias e liquidações previstas nos títulos federais e públicos que são determinados pelo Tesouro Nacional juntamente com o Banco Central.

Por que a Taxa Selic existe?

Quando ocorrem empréstimos ou são feitas operações de financiamento em instituições financeiras, são oferecidos títulos bancários públicos como forma de garantia pelo capital emprestado. Para que se tenha um controle dessas ações, que são reconhecidas como compromissadas, o Selic armazena esses dados e cobra esses valores quando não são quitados.

Para ser cobrada, a Taxa Selic possui um cálculo de taxa média relacionado aos juros praticados pelas instituições financeiras, podendo variar de uma para outra. Havendo necessidade do governo federal em pagar suas dívidas e fazer investimentos em obras públicas, o Tesouro Nacional se encarrega de recolher recursos financeiros para arcar com esses custos, além dos impostos.

Com a emissão de títulos públicos, a taxa é cobrada na compra desses títulos por meio de grandes bancos. E é isso que dá garantia para os títulos públicos que foram adquiridos no Banco Central e a Taxa Selic é cobrada nesses empréstimos. Elas podem ser de dois tipos: a Over *quando uma instituição financeira empresta dinheiro para outra) e a Meta, que indica a taxa básica brasileira e que serve como modelo para transações no mercado.

Como calcular a Taxa Selic?

A Taxa Selic é variável, mas possui uma meta estabelecida. Atualmente, a taxa cobrada é de 13,25%. Para realizar o cálculo, basta subtrair o número um desse valor e multiplicar por 100 para ver se houve um aumento ou redução da taxa. Agora, se você deseja corrigir qualquer valor pela variação da taxa, multiplique esse valor pelo fator acumulado.

Se ainda parece confuso, é bom acessar o site do COPOM (Comitê de Política Monetária). A taxa é determinada após a conclusão de uma série de oito reuniões, e o valor atual pode ser visto no portal.

Imagem: © Depositphotos.com / timbrk

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top