O que é um plano financeiro?

descrição de plano financeiro e imagens
O plano financeiro é uma processo que anda junto com o planejamento financeiro e exibe informações como orçamento, balanço patrimonial, fluxo de caixa e análise de dados.

O plano financeiro apresenta todo o resultado final obtido com o planejamento financeiro. Este tipo de ação é recomendado para pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou de iniciativa privada que buscam garantir a solidez, a rentabilidade e a segurança das ações econômicas tomadas por uma família, por uma empresa ou por uma repartição estatal.

O plano financeiro exibe todas as informações importantes que foram apuradas junto ao planejamento financeiro, tais como: o orçamento, o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a análise dos dados. Essas informações permitem a identificação dos caminhos a serem seguidos e os próximos passos, o que envolve estratégias sugeridas, uma agenda de aplicação e um cronograma de revisões periódicas no plano.

Ficar atento ao plano financeiro é imprescindível para a manutenção da saúde financeira de uma empresa ou, quando aplicada no âmbito familiar, para que o orçamento seja positivo. É por meio deste plano que se torna possível mensurar e avaliar o planejamento financeiro realizado nos últimos meses, permitindo que o gestor avalie se suas ações estão sendo bem-sucedidas e bem executadas, realizando as correções necessárias ao tempo certo.

Qual a importância do plano financeiro?

Por meio do plano financeiro, é possível pensar em novos investimentos e definir parâmetros e metas para serem atingidas de acordo com a conjuntura e com a realidade econômica da empresa. Na verdade, o tipo de investimento que se pretende fazer é uma das coisas que definem e modificam a forma como o plano financeiro será executado.

Um passo preliminar muito importante é a definição das necessidades que devem ser supridas por aquele plano de negócios. Normalmente, este plano possui alguns tópicos para orientar as análises, que são os seguintes: investimento inicial, projeção dos resultados, projeção de fluxo de caixa, projeção do balanço, ponto de equilíbrio de análise de investimentos.

Para que tudo saia da maneira esperada, é importante que o plano financeiro esteja de acordo com o que normalmente é praticado no mercado econômico, especialmente no que diz respeito a técnicas, padrões, linguagens, exatidão e precisão das informações.

O plano financeiro está completamente atrelado ao planejamento financeiro, por se consistir do resultado deste. Desta forma, é importante compreender também aspectos do planejamento enquanto uma técnica de administração financeira para realizar um plano mais bem elaborado.

Imagem: © Depositphotos.com / [email protected]

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top