Organização financeira – 5 dicas para deixar sua conta no azul

Muitas pessoas sonham em conseguir viver sem possuir débitos ou ficar devendo. Essa é a maior vontade delas, que, ano após ano, prometem que não irão gastar dinheiro com bobagens, que conseguirão manter um controle, uma organização financeira, mas quando se dão conta, passaram longe do que haviam prometido.

E é justamente por isso que muitas delas não conseguem ficar com a conta no azul, visto que falta um planejamento, falta ter uma organização financeira que impeça que os impulsos sobressaiam sobre as necessidades e metas. E não adianta a pessoa se programar, dizer que seguirá as mais importantes dicas sobre economia, se ela não conseguir ter o controle da situação.

Hoje nós queremos falar com você que não consegue ficar com a conta no azul. Nós temos 5 dias importantíssimas para que você consiga deixar o saldo da sua conta positivo. Mas para que isso possa dar certo, você terá que levar muito a sério as informações que aqui serão relatadas.

Observe e as coloque em prática, para que você consiga ter uma organização financeira, deixar a sua vida econômica saudável e poder viver de forma mais tranquila, sem se preocupar com as contas.

Organização financeira - 5 dicas para deixar sua conta no azul

Organização financeira: Saiba quais são os seus gastos

Para ter uma organização pessoal, o primeiro passo é você conhecer os seus gastos, saber quais são as suas principais despesas e deixar todas registradas, de forma que você possa ter uma rotina de analisá-las, conhecendo o real destino do seu dinheiro.

Uma vez que você consiga identificar as suas despesas, fica mais fácil você diminuir alguns valores ou até mesmo retirá-los da sua rotina. E isso você poderá começar cortando os gastos que surgem como supérfluos, ou seja, aqueles que não oferecerem nenhum benefício permanente ao seu dia a dia, que são realizados por impulso.

Você não estará dando as costas para a sua vida social, não é esse o caso, mas sim, você conseguirá ter um consumo consciente, sabendo onde e quando poderá gastar. Dessa forma, será mais fácil você ter uma organização financeira.

Acabe com suas dívidas

As dívidas são o grande problema das pessoas que não conseguem ter uma vida econômica saudável. E é extremamente difícil você ter uma organização financeira se a sua conta fecha sempre no vermelho.

O que você tem que fazer, em primeiro lugar, é deixar de lado o pensamento de guardar dinheiro. No momento isso é impossível, pois o seu objetivo é acabar com as suas dívidas. E é por isso que você deve trabalhar para atingir esse objetivo.

Com isso, você terá que realizar algumas ações, como:

  • Colocar as dívidas num papel e priorizar aquelas que oferecem os juros mais altos;
  • Verificar o valor da dívida atual para pagamento à vista;
  • Pagar à vista, caso tenha dinheiro guardado;
  • Fique um tempo sem consumir nada;
  • Não se concentre apenas nas suas dívidas.

O grande segredo é não ficar pensando a todo o momento nas dívidas, mas sim, na forma como poderá fazer para solucioná-las. Uma vez que se colocou nessa situação, você tem que ter o pensamento de sair dela. Você conseguirá sair.

Ponha em prática a fórmula 50-15-35

Se você quer obter uma organização financeira eficiente, você tem que fazer uso da fórmula 50-15-35. Você já ouviu falar dela? Se ainda não, chegou a hora.

A fórmula 50-15-35 consiste em fazer a divisão das suas despesas em três categorias, separando cada uma delas, da seguinte forma:

50% para os gastos básicos, como transporte, alimentação, moradia, saúde, compras de mercado e educação. Itens que você dependa no dia a dia;

15% para as suas prioridades financeiras, ou seja, a reserva desse valor vai direto para o pagamento das suas dívidas. Caso sejam grandes as suas dívidas, esse valor poderá ser ultrapassado. Sem problemas, o importante é quitá-las!

35% para as despesas relacionadas à vida social, como hobbies, beleza, lazer, diversão, cuidados pessoais. Esse valor deve vir sempre depois das despesas básicas e ele poderá ser afetado, caso você tenha que disponibilizar um valor maior para o pagamento das suas dívidas.

Quando você coloca em prática essa fórmula, você consegue definir quais são as categorias principais das despesas e quanto você realmente gasta com cada uma delas.

Tenha uma reserva de segurança

Um dos pontos mais importantes de uma organização financeira é a reserva de segurança. Ter o hábito de guardar um valor todo mês faz muita diferença na vida da pessoa, isso porque, um dia, ela poderá fazer uso de todo o dinheiro que conseguir juntar.

E não é só isso, a reserva de segurança é importante porque ela ajuda, principalmente, num momento de imprevisto, como a perda ou uma redução temporária da renda mensal, ou emergências que podem surgir, como saúde, por exemplo. E ela faz com que você não precise recorrer a um empréstimo, por exemplo.

E a intenção da reserva de segurança não é ter rendimento de dinheiro, mas sim, poder guardá-lo de uma forma segura, sem ter riscos de perda, podendo pegá-lo assim que surgir uma necessidade.

O maior cuidado que você deve ter: o cartão de crédito

Para uma boa organização financeira, o cartão de crédito é o grande inimigo. Isso porque ele é conhecido por ter taxa de juros alta e facilmente é capaz de te deixar no vermelho.

Para fazer um bom uso dele, você deve levar em conta as seguintes situações:

  • O cartão de crédito pode ser um grande aliado da sua organização financeira, principalmente se você utilizá-lo para compras de mercado e abastecimento do carro, por exemplo. Isso fará com que você tenha um maior controle do seu orçamento, já que eles terão apenas uma data de vencimento;
  • Evite utilizar o limite todo do cartão, pois é mais difícil quitar o boleto integralmente;
  • Preste atenção quanto à data de vencimento;
  • Realize as compras através do melhor dia que o cartão puder te oferecer. Faça uso dos cinco a dez dias antes do vencimento da fatura, pois esse valor só será cobrado na fatura seguinte, 40 dias depois;
  • Aproveite o parcelamento, desde que não sejam inclusos juros nas prestações;
  • Pague a fatura de uma vez.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top