Organizar a vida financeira – Dicas infalíveis

Organizar a vida financeira pode ser uma ação complicada para uma grande parcela da população. Mas por que isso ocorre? Será que essas pessoas estão agindo de forma completamente equivocada?

Na realidade, quando o objetivo é organizar a vida financeira com qualidade, é essencial dispor de algumas dicas. Não podemos operar de formas aleatórias, já que ter método é obrigatório. Conheça nossas orientações a seguir.

Como organizar a vida financeira?

Organizar a vida financeira

Tenha planilhas organizadas

O primeiro passo para organizar a vida financeira é ter uma planilha em que você pode anotar todos os gastos e ganhos durante o mês. É essencial que você escolha um programa ágil e prático para satisfazer essa necessidade.

Hoje em dia, além do conhecido Excel, que funciona de uma excelente maneira para esse propósito, existem aplicativos que organizam as suas finanças quase automaticamente. Assim, não precisa ter trabalho para inserir todos os valores diariamente em sua planilha, já que a maioria não dispõe de tempo para isso.

O obrigatório é ter um espaço organizado. Além disso, seja fiel ao seu planejamento e coloque essa tarefa em sua rotina de todos os dias. Assim, fica mais difícil esquecer esse elemento.

Acabe com as dívidas

Organizar a vida financeira se torna consideravelmente mais difícil de você tem dívidas. Por que? Simples! A organização dos seus gastos mensais não vai poder fluir com qualidade de nove sempre estiver preso a cobranças.

Um fator complicado para quem está nessa situação é o adiamento de pagamentos, que costuma acontecer principalmente quando o valor devido é alto. Você fica tão empolgado com a organização geral mês a mês, que se esquece ou até perde a coragem necessária para quitar a dívida.

Conheça e planeje sua rotina

A rotina das pessoas se modifica muito conforme as condições econômicas. Realmente, esse é um dos fatores mais determinantes para aquisição de hábitos de consumo e lazer. Para entender o seu planejamento e organizar a vida financeira, você precisa conhecer a rotina. Muitas vezes, não paramos para analisar nosso dia-a-dia.

Pode ser que o cotidiano não esteja de acordo com as quantias estabelecidas para gastos. A situação é frequente e faz com que grande parte das pessoas acabe o mês no vermelho, sem condições de arcar com as consequências do cenário. Também é dessa maneira que conheçamos a adquirir dívidas.

Por conta disso, é ideal não apenas conhecer a rotina, mas também fazer uma revisão completa de acordo com o dinheiro que você separou para os mais diversos fins. É provável que você esteja gastando com algo que não é tão necessário para o seu bem estar.

Envolva a família

A família é determinante quando falando de organizar a vida financeira. Afinal, todos os fatores relacionados ao dinheiro precisam ser decididos conjuntamente, ou a situação pode gerar insatisfação. Além disso, se você tem dependentes, eles com certeza fazem parte dos seus gastos recorrentes.

Sente com os outros moradores de sua casa e explique os benefícios de organização aplicada à vida financeira. Assim, eles aceitarão possíveis mudanças com maior facilidade e podem até fornecer ideias úteis para melhorias econômicas. Trabalho em equipe nunca é demais, e o mesmo vale para as finanças.

Procure obter um crescimento da renda

Poucas pessoas consideram fontes alternativas de renda na hora de organizar a situação financeira. Não precisamos citar o fato de que fica mais simples seguir um planejamento de você tem uma margem maior de renda, ou seja, se você efetivamente está ganhando mais.

Além de envolver a família nos ganhos frequentes, estimulando a ocupação de todos, se possível, você também deve procurar por fontes alternativas. Considere pegar um trabalho esporádico ou até mesmo atuar como autônomo em longos períodos de tempo livre.

Você também pode usar essa renda extra para quitar possíveis dívidas, como mencionado em tópico anterior. É importante “começar do zero” com o seu planejamento para não encontrar entraves ao longo do caminho.

Invista o dinheiro que está sobrando

Sabemos que ter dinheiro sobrando não é fácil. Essa deve ser uma das primeiras coisas que você pensou ao entrar em contato com nosso conteúdo de hoje. Entretanto, com um planejamento adequado, você consegue guardar uma quantia. O hábito da poupança, inclusive, precisa ser amplamente estimulado como garantidor da sua saúde financeira no futuro.

Ok, e como eu posso fazer o meu dinheiro parado render? É claro que, se você deixar ele em conta, estará perdendo muitas oportunidades. Por isso, à medida que você for juntando, é essencial construir um plano de investimentos acessíveis e úteis a sua situação. Assim, a renda extra se torna uma realidade mais tangível sem precisar de muitos esforços.

Uma excelente dica é buscar por orientações profissionais. Para isso, você pode contatar um coach financeiro individual ou até mesmo abrir um plano em uma corretora de confiança.

E você, está preparado para organizar a vida financeira e obter sucesso? O que falta para você chegar lá? Comece ainda hoje e veja os resultados se multiplicarem!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top