Planejamento financeiro: 5 dicas para lidar bem com seu dinheiro

homem escrevendo no papel
O planejamento financeiro pode colaborar para que você tenha maior controle dos valores gastos durante o ano.

Para que as metas financeiras sejam atingidas, você e sua família devem se planejar. Estes planos vão desde o controle dos valores gastos, até a forma como será gasto o dinheiro acumulado. Para ajudar nesta empreitada, nós vamos dar cinco dicas de planejamento financeiro que farão com que você lide mais tranquilamente com o dinheiro. Confira:

5 dicas para lidar com seu dinheiro

Seja disciplinado

O principal fator que influencia no planejamento financeiro é a disciplina. Isso porque você precisará controlar tudo que é gasto para identificar os locais em que o dinheiro está indo e, consequentemente, definir estratégias de poupança e de alternativa de investimento.

Se não houver disciplina para registrar todos os valores, a tendência é que ainda no curto prazo este controle não tenha mais serventia, passando a ser apenas mais um monte de números amontoados sem utilidade e que apenas consumiram tempo.

Identifique suas necessidades

Quando as metas são definidas, é preciso buscar uma estratégia de poupança. Uma delas é a definição das necessidades da casa. Por exemplo, será que a quantidade de produtos que se consome na sua casa é, de fato, a necessidade da sua família?

Uma revisão detalhada do que se consome em uma residência costuma mostrar que muitos itens adquiridos são, na verdade, supérfluos que podem ser facilmente dispensados. Ninguém estará proibido de consumir estes itens no futuro, mas o consumo consciente é a chave de um bom planejamento financeiro.

Mantenha os pés no chão

Tanto as economias a serem realizadas quanto as metas a serem alcançadas devem ser possíveis. É claro que devem ter certo nível de desafio, mas precisam ser perfeitamente possíveis. De nada adianta querer cortar metade dos gastos de casa para comprar um veículo caríssimo se tanto o corte quanto o veículo são inviáveis para a sua família.

Use a tecnologia a ser favor

Se você utiliza seu telefone apenas para enviar e receber mensagens, além de consultar redes sociais e jogar, saiba que você está usando o seu telefone da maneira errada. Há diversos aplicativos gratuitos que permitem que você controle seus gastos, planeje metas e veja tudo de maneira gráfica, fazendo com que o estímulo de continuar poupando apareça.

O aplicativo não se preencherá automaticamente quando você realizar os gastos e, por isso, é importante que você o alimente de maneira bem disciplinada. Seus registros poderão apontar a evolução que você tem em relação aos objetivos cadastrados. Lembre-se que a disciplina para preencher os dados deve ser mantida sempre.

Compare preços e marcas semelhantes

Se determinado produto teve o preço muito aumentado em relação à última compra, evite o aumento de gastos e compre um produto similar, dando uma chance a uma nova marca. Se a marca não corresponder às suas expectativas, volte para a inicial, mas busque alternativas para gastar menos mantendo o mesmo nível de satisfação de sua família.

A ideia não é passar por qualquer tipo de necessidade, mas readequar os gastos e fazê-los permanecerem mais racionais do que emocionais, trazendo benefícios de longo prazo para você e para a sua família.

Gostou das dicas deste artigo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam ficar por dentro destes detalhes sobre planejamento e metas financeiras!

Imagem: © Depositphotos.com / venimo

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top