Planejamento financeiro familiar para sair do vermelho

Um bom planejamento financeiro familiar deve ser prioridade na vida de todo adulto que busca estar sempre no verde, com uma vida financeira saudável e sem a preocupação de falta de dinheiro que contribua para o impedimento da contratação de serviços essenciais. Quanto mais você cuida do seu dinheiro, estuda como gastá-lo e o investe de forma adequada, você colabora para que saia do vermelho e chegue ao azul, sem muitas preocupações financeiras e mais rápido do que imagine.

O planejamento financeiro é algo essencial, uma espécie de necessidade que todos os consumidores devem pôr em prática em suas vidas financeiras. Isso, porque não há nada que consiga êxito, nenhum projeto, resolução de problemas, meta de vida profissional ou pessoal, que não tenha tido um bom planejamento anterior, e esta lógica de estende à vida financeira também.

Conheça mais sobre o planejamento financeiro e saiba o quanto ele é vantajoso e necessário na sua vida financeira familiar, contribuindo para que você possa sair do vermelho. Vamos lá!

Planejamento financeiro familiar para sair do vermelho

Organize suas finanças

Pare e pense em como você gasta aquilo que recebe. É momento de organizar de verdade as suas finanças, anotar e observar a movimentação financeira familiar, quanto entra e sai na sua casa, qual a necessidade de todos esses gastos, o que pode ser economizado, o que deve ser retirado e ainda o que necessita ser priorizado.

Anotar essas informações esclarece a mente e traz a tona o problema que você tem para estar no vermelho: gastar sem necessidade ou condições financeiras para isso. Dessa forma, uma vez detectado o problema, é momento de trabalhar de forma a solucioná-lo, evitando o comportamento que ocasiona com mais veemência o estado crítico na sua saúde financeira.

Controle os gastos

O controle dos seus gastos é feito mediante o planejamento financeiro adequado. É necessário estar atento sobre a qualidade e necessidade daquilo que você adquire, sendo ideal verificar se realmente vale a pena fazer essa compra, sempre se comportando dessa maneira fica evidente a sua preocupação com o dinheiro que recebe e como gasta ele, contribuindo para uma maior economia e assim guardando dinheiro que pode ser investido em outros setores de sua vida ou projetos e metas que se encaixam no seu planejamento financeiro familiar.

Procure sempre comprar à vista

Busque sempre fazer compras à vista. Mesmo que de início isso seja difícil, é necessário criar o hábito e tomar essa atitude sempre que conseguir.

Procure não fazer mais dívidas, e nem parcelas os produtos e serviços adquiridos, pois com o tempo eles se tornam obsoletos, precisam ser descartados, há a necessidade de compra de outro produto da mesma categoria e você ainda se encontra pagando parcelas do antigo produto, estando impossibilitado de comprar outro sem que sofra financeiramente.

Priorize as dívidas

Após a tomada da iniciativa de pagamento sempre à vista é necessário priorizar o pagamento de suas dívidas já existentes. Procure sempre pagar as parcelas em dia e se organize para isso.

Caso não seja possível, entre em contato com os seus credores e realize negociações que você possa pagar, sempre quitando os valores e deixando de lado a vida financeira com débitos em aberto, priorizando após isso o pagamento sempre à vista.

Tenha sempre uma reserva emergencial

Economize o suficiente para conseguir ter uma reserva emergencial a ser gasta quando alguma eventual necessidade surgir. Um exemplo seria algum problema de saúde que precise ser tratado com remédios, consultas e exames de urgência.

Agora pense: como pagaria tudo isso sem uma reserva emergencial? Realizando mais débitos e se endividando mais. Enquanto em uma realidade onde há uma reserva emergencial você investe o dinheiro guardado nos gastos urgentes necessários que surgirem, como o do exemplo.

Procure descontos

Esteja sempre em busca de novos descontos e formas de economizar e sair pagando menos por serviços e produtos de compra necessária.

Quanto mais você economiza, mais dinheiro consegue guardar, menos preocupações com a vida financeira no vermelho você tem e mais próximo da estabilidade financeira você chega. Tudo é uma questão de racionalizar os seus gastos e pensar bem antes de fazer qualquer tipo de investimento, indo à busca de descontos e economizando sempre que puder.

Mantenha um comportamento financeiro saudável

Esse comportamento financeiro deve virar um ensinamento para toda a vida, etapas a serem adotadas todos os dias antes de realizar qualquer tipo de compra. Por isso, torne um hábito na sua vida cuidar de como você gasta o seu dinheiro, contribuindo para um comportamento financeiro saudável e um planejamento financeiro familiar eficiente, saindo do vermelho mais rápido do que imagina.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top