Planejamento financeiro pessoal – Como fazer?

Seu planejamento financeiro pessoal é um dos assuntos mais importantes quando estamos falando de finanças no geral. Não basta apenas controlar os gastos e ganhos da sua empresa, você também precisa fazer isso na sua vida.

Sabemos que você, provavelmente, ainda não tem um hábito sólido em relação ao seu planejamento financeiro pessoal. Afinal, você está procurando por mais orientações. Mas não se preocupe, ainda não estabelecer as coisas não é problema.

Frente a sua necessidade, resolvemos te ajudar. Vamos te ensinar, por meio de algumas dicas práticas, como melhorar o seu relacionamento com suas finanças. Acompanhe nosso guia de planejamento e se informe mais!

Planejamento financeiro pessoal

Entenda a necessidade de planejar

Ter um planejamento financeiro pessoal é necessário. Isso, você já conseguiu entender pela nossa introdução. Mas por que essa necessidade? O que um planejamento bem estruturado tem de tão especial, que pode ajudar nas suas finanças?

A resposta é simples: você ganha um quadro mais visual, com todas as informações sobre a sua vida financeira. É como se tudo estivesse anotado em detalhes em um papel, mas por meio de planilhas e tabelas.

Se você vai mexer no seu dinheiro, precisa pesquisar. É dessa maneira que fazemos a nossa pesquisa: por meio das estratégias analisadas em relação às suas finanças atuais. Não há jeito melhor de se relacionar com o seu dinheiro com segurança.

Acompanhe os ganhos e gastos

Você sabe realmente o quanto ganha e o quanto gasta por mês? Se a resposta é negativa, chegou a hora de entender mais sobre esse aspecto. Assim, você pode produzir o planejamento financeiro pessoal ideal para o seu caso.

Muitas pessoas possuem uma renda extra, que não está vinculada ao ambiente de trabalho. Se esse for o seu caso, precisa ter uma atenção redobrada. Afinal, vai precisar considerar duas fontes de dinheiro para planejar.

Seja como for, é importante analisar ganhos e gastos e ver o quanto sobra. Assim, você não desperdiça dinheiro e pode usá-lo para investimentos de qualidade. Essa é uma boa ideia para quem está precisando de rendimentos mais elevados.

Faça uma lista de prioridades de compra

O que é prioritário na sua vida financeira? Para que você está juntando dinheiro (se estiver)? Pode ser que você queira comprar um carro, ou reformar a casa. Seja como for, notamos que esses exemplos são de prioridade máxima.

Na hora de fazer a parte prática do seu planejamento financeiro pessoal, sugerimos que você dê um destaque a esses campos da sua vida. Afinal, você precisa se lembrar de que essas são coisas essenciais. Isso pode até te dar um impulso para economizar mais.

Você pode dar esse destaque como quiser, desde que a forma seja organizada. Do dinheiro que você junta, quanto vai para cada uma das suas prioridades de compra? É uma boa ideia começar por aí.

Pague à vista

O ideal para não atrapalhar o seu planejamento financeiro pessoal é sempre realizar os pagamentos à vista, quando for possível. O pensamento frequente é o seguinte: não quero lidar com esse pagamento agora, vou gastar muito e prefiro deixar para o mês seguinte.

Esse pensamento, apesar de lógico, está bastante prejudicado. Você não pode jogar as suas dívidas para frente. É melhor lidar com pagamentos no momento atual, e isso é apenas uma questão de costume.

Se não der para pagar à vista, procure fazer o menor número de parcelas que você puder. Assim, você não prejudica os valores reservados para os pagamentos no mês seguinte. Não há necessidade de realizar esse tipo de procedimento toda hora.

Tenha um planejamento físico

Ter um planejamento financeiro pessoal físico não quer dizer que você precise escrever todos os números relacionados às suas finanças em um papel, e partir desse ponto. Você só precisa de um registro real, que pode ser em um computador.

Coloque todos os dados que podem ser usados para melhorar o seu planejamento. Nesse caso, você não precisa se preocupar com economias. Quanto maior a quantidade de detalhes da sua vida e saúde financeira, melhor para gerir esse campo.

Não se esqueça de separar os seus ganhos e gastos. Isso pode te ajudar a melhorar a sua relação com as suas finanças e pode apontar perspectivas de ação em relação às áreas que você não gasta.

Tenha objetivos realistas

Vamos falar, agora, dos seus objetivos. Sabemos que não é difícil se empolgar com os objetivos, que podem ir longe de você não os colocar no limite do mundo real. Essa é uma linha muito perigosa e tênue, que pode ser ultrapassada a qualquer momento.

Nossa dica é sempre checar se o seu objetivo, que você colocou na planilha, é realmente alcançável. Nesse sentido, a primeira pergunta que você deve se fazer é: ele combina com as minhas condições financeiras?

Se você quer mesmo realizar um sonho, mas ainda não tem condições para isso, é importante tratar o seu planejamento como uma trajetória. Pode não ocorrer agora, mas um dia o seu objetivo será sim alcançado.

Faça uma atualização mensal do seu planejamento

Se você vai manter um planejamento organizado, vai precisar de atualizações. Afinal, muitas coisas podem mudar em alguns meses. Você pode subir de cargo na empresa, começar a ter outros gastos ou até conseguir melhorar os seus investimentos.

Na verdade, não importa se as mudanças são boas ou ruins, você precisa sempre manter as atualizações. Nós orientamos, aqui, para a manutenção mensal. Se nada mudou, você não precisa mexer. Mas se alguma coisa, mesmo que mínima, estiver em mudança, é importante checar esse campo em seu planejamento.

Dessa maneira, nada fica de fora e você pode aproveitar ou se adaptar as suas novas condições. Se você não atualizar o planejamento, pode continuar a viver de acordo com parâmetros que já estão ultrapassados para você.

O que você achou das dicas? Já sabe como melhorar o seu planejamento financeiro pessoal? Qual foi a orientação que mais te ajudou? Deixe o seu comentário abaixo, queremos saber mais sobre a sua experiência!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top