Por que investir dinheiro?

Boa parte os brasileiros não sabem ou não possuem o costume de realizar investimentos. Mas na situação, atual, econômica do país, isso vem se tornando cada vez mais importante para garantir um futuro financeiro mais seguro. Quanto mais cedo você começar a investir, maior a possibilidade de conseguir ter estabilidade mais cedo. Mesmo que sua situação financeira no momento o impeça de investir dinheiro em grande quantidade, comece a se preparar para reservar um dinheiro para este fim.

Poupança não é investimento!

Se você já consegue juntar algum dinheiro, mas tem guardado tudo na poupança, saiba que investir dinheiro na poupança é sinônimo de perda de dinheiro. Você precisa se atualizar e iniciar uma melhorar sua educação financeira para alcançar bons investimentos.

Por que investir dinheiro

Motivos para investir dinheiro

Para um bom investimento, é necessário aprender como investir seu dinheiro para não deixar escapar oportunidades valiosas de aumentar a renda. Sem um bom estudo e análise financeira existe uma grande possibilidade de perder seu dinheiro em investimentos, enquanto um investimento sábio multiplicará seu valor em muitas vezes.

Principais motivos para fazer investir dinheiro:

Seu dinheiro pode trabalhar por si só

Existem duas ótimas formas de ganhar dinheiro e aumentar a renda, que é você trabalhar pelo dinheiro ou fazer com que ele trabalhe para você.

No começo, normalmente não há muito retorno. Tudo vai depender de sua consistência e disciplina financeira para ter o que deseja a longo prazo. Além disso, você terá segurança caso precise de uma reserva de emergências.

Erros são são normais

Todos possuem medo de perder dinheiro e por isso perdem boas chances de investir dinheiro. Investir parece algo muito difícil e complicado demais que exige muito tempo e esforço para fazer tudo de forma correta.

É normal ter problemas nos primeiros anos de investimento, mas esses problemas não causarão tantos estragos. O que vale é começar a economizar o mais rápido possível mesmo que não hajam grandes retornos nos primeiros anos.

Não se sinta pressionado a acertar logo no início e escolher o tipo de investimentos que seja o mais correta. No começo, só deixe a taxa de poupança trabalhar no dinheiro.

Mantenha um valor de investindo mensalmente regular. Não fique um mês sem investir, pois é mais importante começar a investir dinheiro do que acertar.

Costume

Com o tempo o seu dinheiro vai crescendo, as suas decisões sobre o que fazer se torna mais importante. Com o passar do tempo, você precisa começar a praticar e melhorar suas habilidades de fazer investimentos para tomar as decisões mais inteligentes.

Problemas em não investir

Não fazer investimentos é pior do que errar na hora de fazer um investimento. Um risco inicial é um risco menor do que não fazer nada. O seu dinheiro não pode ficar parado. Se informe sobre todos os tipos de investimentos para escolher o que melhor se aplica a seus desejos financeiros a longo prazo.

Independência

O investimento financeiro deve ser feito com o objetivo de conseguir a sua liberdade para se sustentar sem depender, apenas, do seu trabalho.

Não dá para trabalhar pelo resto da vida, pois com o tempo o corpo começa a falhar. Mas a grande questão é a insegurança do futuro, que impede de saber se você terá que parar antes de estar preparado financeiramente ou se tudo ocorrerá bem. Economizar o quanto você acha que vai precisar.

Cuidado com a inflação

A inflação é algo extremamente inconveniente e inevitável, a flutuação do valor pode atrapalhar qualquer plano. Por isso, invista para manter o poder de compra e impedir que o dinheiro seja todo levado pela inflação.

Tipos de investimento

Existem 2 tipos de investimento: renda fixa e renda variável.

Renda Fixa

Essa é a forma  mais conservadora que ajuda a criar uma reserva para emergências que deve valer pelo menos 6 meses do valor gasto com sua família.

Para esse tipo de investimento financeiro, o ideal é investir dinheiro no Tesouro Selic, porque esse é o rendimento mais previsível. No ato da compra você já sabe como será obtido o rendimento, sendo muito difícil ocorrer uma oscilação imprevista.

Os ativos estão ligados a 4 indicadores: CDI, Taxa Selic, IPCA e Taxa prefixada.

A renda fixa é baseada em títulos de dívida, com a criação de títulos para captar dinheiro e devolvê-lo com rentabilidade depois de certo tempo determinado.

Renda Variável

Nessa forma de investimento o rendimento que pode ter grande oscilação, que pode levar a um saldo negativo em um mês e positivo em outro. Ele representa um grande risco, pois o dinheiro pode perder seu valor ou não ter a performance esperada.

Antes de investir dinheiro, observe o histórico de rentabilidade do fundo de ações. Os principais tipos de renda variável são: Fundos multimercado, Fundos de ações, Ações, ETFs, COE, Contratos futuros, Mini contratos.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top