Por que não vale a pena investir na poupança?

A poupança é conhecida por ser um dos investimentos mais seguros. E isso realmente é verdade, entretanto, hoje em dia ela não é a única opção. 

Além disso, os valores que ela rende para uma pessoa não são os mais atrativos. Há outros investimentos que podem render muito mais. Mesmo assim, por que ainda as pessoas investem na poupança?

Aqui responderemos a essa pergunta e também como você pode fazer para investir em outras opções. 

Sempre há a dúvida de como posso fazer um outro investimento que valha mais a pena para mim. Aqui você poderá ver também como pode fazer essa escolha racionalmente. 

Assim, não deixe de ler o artigo até o final e comece render o seu dinheiro. 

Mas por que as pessoas escolhem a poupança?

Um dos principais motivos para a escolha da poupança para se investir está no fato de costume. O brasileiro sempre pensa na poupança como um cofrinho em que irá deixar seu dinheiro e esquecer dele ali para ele render alguma coisa. 

Assim, como isso acontece há anos, é uma cultura praticamente passada de pais para filhos quando se fala em economia. 

Mas o mercado financeiro já não é mais o mesmo. Hoje em dia existem muitas opções de investimentos que não somente a poupança. As pessoas podem fazer outros investimentos com muita facilidade. 

Até mesmo se quiserem fazer em seus próprios bancos, elas possuem muitas outras opções que não somente a poupança.

Mas muitas delas não se preocupam em perguntar tanto para seus gerentes ou até mesmo pesquisar em seus aplicativos de banco o que pode ser feito. 

Ou até mesmo não sabem que existe essa opção de investimento por acreditarem fielmente na poupança.

A poupança não é ruim. Ela realmente pode te dar muitos frutos se o seu intuito for guardar suas economias. Mas atualmente ela funciona somente como um cofrinho. 

Você só a usa para guardar o dinheiro, quase nada irá acontecer com ele. 

Ou melhor, ele terá um aumento que não será significativo para você. Assim, no caso de você estar esperando um rendimento real de seus valores é ideal que você procure outras opções. 

Te mostraremos aqui também como você pode fazer para localizá-las da melhor maneira possível para você. 

Assim você poderá escolher aquela que se adequar melhor ao seu perfil sem ter de se preocupar que seu dinheiro ficará somente congelado sem render quase nada. 

Desvantagens da poupança

Vale ressaltar que, apesar da poupança realmente ser um dos investimentos mais seguros, ela não é completamente segura. 

Ela ainda possui alguns riscos. E, no Brasil, ainda há um histórico de congelamento de poupança como o ocorrido durante do governo do presidente Collor enquanto uma medida de controle da inflação. 

Além disso, caso um banco venha a falir, você terá um limite para reaver todo o seu dinheiro. E você irá recuperar somente até duzentos e cinquenta mil reais. Se você tiver guardado um valor maior que este, acabará perdendo. 

Muitas pessoas também acreditam que a poupança é a melhor opção para quem não possui muito dinheiro. Essa é uma outra mentira. Existem muitos investimentos que podem começar com baixos valores, até mesmo 30 reais. 

É comum se escutar também de que a poupança seria um investimento muito fácil. Pois não é preciso que se faça muito esforço para conseguir realizar o investimento. Mas esse também é um mito que provém de outras épocas. 

A poupança é um investimento fácil de ser realizado como tantos outros. Na atual época da era digital em que nos encontramos, é possível fazer um investimento com poucos toques em seu celular. 

Depende mais de como você irá fazer para escolher onde você quer fazer o seu dinheiro render. Já não existe mais informação que não esteja disponível na internet e também como você não se instruir devidamente para fazer a melhor escolha para você. 

Portanto, fazer o dinheiro render depende mais de você do que qualquer outra questão. 

Se você está decidido a fazer com que o seu dinheiro valha ainda mais, não deixe de ver as opções alternativas à poupança. Elas podem te ajudar muito tanto a poupar como a também alcançar o seu sonho.

Quais as opções alternativas à poupança?

Hoje em dia você pode encontrar outras opções em relação à poupança de diversas maneiras. 

Por exemplo, já existem corretora que fazem aplicações para você na própria bolsa de valores. Dessa maneira você pode ter ótimas opções para escolher em qual tipo de ação quer investir e poderá acompanhar o mercado para saber o momento ideal da venda e compra de mais ações. 

Dessa maneira, você pode fazer o seu investimento render muito mais do que você imagina. Existem pessoas que até mesmo abandonaram seus empregos corriqueiros em empresas para se dedicarem a somente os investimentos na bolsa de valores. 

Bancos digitais promovem soluções interessantes. Veja um exemplo!

Uma opção para que você invista o seu dinheiro é a NuConta, por exemplo. Hoje em dia já existem muitos cartões de crédito e contas bancárias que são online. Uma dessas é a NuConta. 

Neste caso você irá poupar o seu dinheiro de maneira prática. Na NuConta todo o dinheiro que você depositar irá diretamente render. 

A partir do momento em que você começa a poupar, ele já rende. Isso é ótimo pois assim você não tem de ficar na espera dos prazos da poupança, por exemplo. 

A maneira de rendimento da NuConta ocorre pelo CDI. O CDI é a abreviação para Certificado de Depósito Interbancário. E dele possui um rendimento mensal e anual. 

O melhor de tudo de fazer esse investimento é que você não terá de se preocupar com taxas que deverão ser pagas. 

Além disso, o Nubank já te passa os valores com os descontos do Imposto de Renda para que você não tenha de se preocupar em ainda ter de perder algum valor. 

Com essa modalidade, o seu dinheiro já irá render a partir do momento em que entrar na conta. Não é como uma conta corrente em que o seu dinheiro fica somente estacionado sem acontecer nada com ele. Neste caso você já estará fazendo um investimento só de fazer um simples depósito em sua conta e ainda poderá usar a função de débito automaticamente. 

Em uma conta poupança, por exemplo, você iria ter de esperar por um mês para que o seu dinheiro te desse algum retorno sem que você faça qualquer saque a partir do momento do depósito. 

Sendo assim, essa é uma das modalidades de investimento mais promissoras hoje em dia. 

Você não tem de se preocupar nem mesmo com pagamentos de taxas. O seu dinheiro permanece sendo seu, sem você perder com descontos que você não tem conhecimento e ainda ele rende. 

O que fazer com o seu dinheiro que está parado no banco na poupança?

Se você está com valores parados na poupança, não pense que eles irão te trazer mais alegrias. 

O ideal é que você faça um investimento com eles. Você pode até mesmo consultar o seu banco sobre quais investimentos com perfil mais conservador, caso não queira correr grandes riscos, você pode optar. 

Mas saiba que você terá de arcar com algumas taxas. O que é diferente do caso da NuConta e de outros bancos online. 

Assim, não deixe mais seu dinheiro parado, mas faça com que ele te dê ainda mais valores.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 94122.1847


Suporte ao Aluno:

(11) 96552.0697
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top