Previdência privada ou Investir por conta própria?

Notícias sobre a reforma da previdência, aqueceu a discussão sobre aposentadoria. Se você se preocupa com bem da sua família no futuro esse assunto te interessa. 

Atualmente existem uma série de opções de planos de previdência. Mas em meio a tantas opções é preciso estar atento e tomar alguns cuidados. Afinal, existem outros custos associados ao plano de previdência.

Primeiramente, precisamos entender que um plano de previdência trata-se de um fundo de previdência. Assim como qualquer fundo de investimento existe uma taxa de administração. Muitas vezes, essas taxas são impraticáveis e podem comprometer o seu investimento no longo prazo.

Planos de previdência também cobram taxa de carregamento. Esta taxa é cobrada quando você entra no plano. O que são descontados a cada aplicação que você realiza. Ou seja, cada vez que você aplica mais dinheiro pode ser cobrada essa taxa. Por isso é importante comparar os produtos e identificar qual investimento será mais rentável.

Hoje em dia existem muitos planos de previdência que não cobram taxa de carregamento. O que já te ajuda a definir a alguns critérios de eliminação. 

previdencia-privada

Será que um plano de previdência é mesmo necessário?

Se você observar o mercado financeiro, verá outras alternativas para investir esse dinheiro. Afinal, por que contratar um plano de previdência se ele tem uma carteira previsível? 

Porque ao invés de deixar isso a carga de um plano de previdência, você mesmo não monta sua própria carteira de acordo com que um plano faria? 

Talvez, não seria mais interessante colocar o seu capital em outros tipos de investimento? Fugir inclusive, de fundos de investimento para eliminar taxas indesejáveis?

Lembrando que um fundo de investimento significa a terceirização de um serviço. Você coloca o seu dinheiro num fundo de investimento confiando em um gestor e em sua estratégia. 

Se você não tem conhecimento sobre o mercado financeiro e não entende de estratégia, talvez se sinta confortável em pagar uma taxa de administração. 

Contratar um gestor para conduzir uma estratégia de sua confiança. Talvez seja mais cômodo ter confiar em um gestor que tenha conhecimento de todas ferramentas para fazer investimentos no seu lugar. 

Afinal, a escolha de um bom plano de previdência pode trazer lucros que compense o investimento.

Previdência por conta própria 

Agora, se você tem conhecimento sobre o mercado financeiro e entende de estratégias? 

Será que você deve abrir mão de um fundo de previdência para investir por conta própria? Vale mais a pena construir sua previdência através de um home broker? 

Primeiramente, deve-se fazer algumas ressalvas. Se você decide fazer isso imediatamente, direto do seu home broker, isso pode não ser viável.  

Primeiro é preciso ter uma estratégia de acompanhamento do mercado. Saber o que está valendo a pena investir, e o que não está valendo a pena. Você precisa gastar um tempo a mais. Afinal, este trabalho do gestor do fundo de previdência será atribuído a você. 

Investimento por conta própria, também vai exigir de você uma organização. Você precisa fazer o levantamento do que do quanto pagou por cada título. Observar o quanto você lucrou com a venda deste título. Avaliar o que foi retirado pela bolsa. Tem ainda o DARF que precisa ser preenchido. 

Então existe uma série de cuidados. Uma série de etapas que envolvem esse processo. Você precisa avaliar se todo esse trabalho será recompensado com o lucro. Se realmente não vale a pena entrar com estratégia em fundos de renda fixa ou até mesmo estratégia de fundos de previdência. 

Qual a forma ideal de fazer sua previdência?

Bem, isso depende bem do perfil de investidor que você se enquadra. Independente, do seu perfil, você pode buscar informação para mudar isso, caso seu objetivo seja diferente.

Investidores que não tem conhecimento e não tem tempo preferem investir nos fundos de previdência.

Já os investidores que têm o conhecimento, mas não tem tempo, podem se beneficiar de uma carteira de fundos de previdência, por exemplo.

As pessoas que têm tempo e conhecimento pode se beneficiar da opção de utilizar o home broker. Aprofundar em uma estratégia de mercado para fazer aquisições. A Bolsa de Valores dispõe de uma série de tecnologias para te ajudar a fazer escolhas assertivas. 

Diante de todas estas opções, a escolha de como sua previdência será construída é totalmente sua.

A responsabilidade sobre os resultados também. Por isso, pense bem antes de escolher qual caminho ideal. Busque orientação de um coach financeiro sempre aposte no melhor pra você.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top