Problemas com dívidas? Saiba como sair desse ciclo vicioso

desenho de mulher trabalhando
Para se livrar das dívidas, é preciso se planejar, renegociar, evitar criar novas dívidas, economizar e tomar cuidado com os empréstimos.

Você tem problemas com dívidas? Se a reposta for não, parabéns: com certeza você faz parte de um grupo cada vez mais seleto. Entretanto, se a resposta foi positiva, fique tranquilo, pois este é um problema que afeta a maioria das pessoas pelo menos em um momento da vida. Isso acontece porque contraímos dívidas a todos os momentos, mas nem sempre conseguimos arcar com todas elas.

5 dicas para se livrar das dívidas

Planeje

O planejamento é o primeiro passo para uma vida longe das dívidas e dos pagamentos em atraso. Portanto, pegue um papel e comece a anotar tudo aquilo que você precisa pagar e tem a receber nos próximos meses. Analise se as estradas superam as saídas ou se você definitivamente ficará no vermelho. Com base nisso, avalie quais são as contas e compromissos mais importantes e que você não pode abrir mão — como aluguel, mensalidade de escola, entre outros. Em seguida, elimine os gastos que forem desnecessários.

Renegocie dívidas

Se você está com problemas com dívidas e recebendo cartas de cobrança, é necessário ir além do simples planejamento. É imprescindível quitar seus débitos por meio da renegociação das dívidas junto às empresas para quem você deve. Tente solicitar um reparcelamento ou excluir os juros que estão incidindo sobre sua dívida, de modo a facilitar seu pagamento.

Evite criar novas dívidas

Deixe de lado os cartões de crédito e de crediário, pelo menos enquanto estiver no vermelho e com problemas com dívidas. Esses recursos dificultarão a reconstrução da sua vida financeira de modo saudável, podendo inclusive levar a problemas ainda maiores.

Economize

Para quitar as dívidas, pode ser necessário mudar algumas coisas no seu dia a dia, especialmente no que diz respeito aos gastos supérfluos. Controle seu orçamento doméstico, substitua algumas marcas na hora da compra mensal, evite adquirir itens desnecessários e economize sempre que possível.

Cuidado com empréstimos

A não ser que seja um caso de emergência médica ou algum outro assunto urgente, faça o possível para jamais pegar um empréstimo com bancos ou agências financeiras. Esta é uma verdadeira armadilha para quem deseja de livrar das dívidas, pois acaba gerando uma ainda mais difícil de se livrar e cheia de juros.

Imagem: baramee2554 / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top