Processo de coaching – Qual o passo a passo?

Nos dias atuais, é capaz vez maior o número de pessoas que desejam aprender formas para desenvolver e potencializar ainda mais as suas carreiras, e uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é através do processo de coaching. Hoje em dia, o processo de coaching é a melhor forma e a mais eficiente para desenvolver e capacitar a pessoa.

Esse procedimento faz uso de técnicas e conhecimentos em diferentes áreas, como recursos humanos, psicologia, sociologia e administração, para acelerar o alcance dos resultados.

O processo de coaching tem como objetivo ajudar as pessoas a encontrarem soluções e a atingir metas que já estejam estabelecidas, seja na área profissional, seja na pessoal.

Está gostando do assunto? Quer saber um pouco mais sobre o processo de coaching? Fique por aqui e entenda como funciona esse mecanismo que se mostra tão importante para todos.

Processo de coaching – Qual o passo a passo?

O que é o processo de coaching?

O processo de coaching é a melhor forma de capacitar e desenvolver o material humano no país. Trata-se de um programa que contém um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diferentes ciências, como a psicologia, a gestão de pessoas, a administração, os recursos humanos, Programação Neurolinguística, sociologia, entre tantas outras, que tem como objetivo alcançar rápidos e permanentes resultados, em todas as áreas da vida humana.

O processo de coaching é uma poderosa ferramenta que tem como foco fazer com que a pessoa consiga alcançar o estado que deseja num curto espaço de tempo. Isso se dá através do desenvolvimento de habilidades, aprimoramento de competências e mudanças de pensamentos e comportamentos.

O processo de coaching é todo conduzido por um profissional chamado Coach, que exerce um papel fundamental na busca pela conquista e pela realização de todos os sonhos, metas e objetivos que o cliente deixará explícito.

Qual é o passo a passo para seguir o processo de coaching?

Todo processo de coaching possui um cronograma que já está definido de acordo com os ensinamentos que você receberá do seu Coach.

Esse passo a passo varia de profissional para profissional, mas basicamente, os passos são os seguintes:

1 – Avaliação do cenário atual

Essa é a primeira etapa do processo de coaching e justamente por isso, é uma das mais importantes, pois é através dela que o Coach irá avaliar junto ao seu cliente o seu momento atual e o ponto onde ele desejar chegar.

Com isso, ele fará uma análise do momento de vida em que o seu cliente se encontra, os seus objetivos, as suas emoções, seus comportamentos, o compromisso que terá com a mudança, entre outras várias questões.

E o ponto principal dessa etapa é ter uma conversa sincera com o cliente, justamente para conhecê-lo e saber qual motivo o levou para querer fazer um processo de coaching.

2 – Preparar e planejar

Nessa etapa do processo os objetivos do cliente serão mais aprofundados, pois é nesse momento que se define qual o caminho seguir e o motivo de seguir. O Coach deverá ajudar o seu cliente a ter o total entendimento do seu objetivo.

Se por algum motivo o cliente não tiver certeza de onde ele realmente deseja estar, isso poderá comprometer todo o processo de coaching, pois nas próximas sessões ele poderá que o que ele está buscando pode não ser exatamente o que ele quer de verdade.

E é por isso que este momento do processo de coaching é fundamental. Independente do tempo que for, utilize-o até que o seu cliente consiga sair dessa etapa tendo o entendimento exato do que exatamente ele quer alcançar quando chegar ao final do processo.

3 – Agir

Nessa parte do processo de coaching, são trabalhadas as condições de comportamento, de emoção e de corpo, todas elas necessárias para se conseguir atingir o objetivo.

É nessa etapa que há a mobilização e a criação dos métodos, das ferramentas e dos procedimentos concretos para que o resultado possa ser atingido.

4 – Reavaliar e mensurar

Nessa etapa, está se fechando o processo de coaching. É neste momento que ocorre:

  • Revisão;
  • Planos de follow-up;
  • Novos assessments;
  • Indicadores de performance e desenvolvimento;
  • Feedback sincero entre o Coach e o cliente;
  • Reconhecimento do aprendizado que foi adquirido durante o processo.

Assim funciona o passo a passo de um processo de coaching. É importante ressaltar que, durante todo o ciclo de aprendizado do processo, o Coach deverá estar sempre motivando, incentivando e apoiando o seu cliente, fazendo com que ele tenha um grande comprometimento para realizar as suas tarefas e ajustando o seu foco para o objetivo principal.

Outro fato que é muito importante que seja celebrado é o cliente celebrar cada conquista que obtiver, para que ele vá conhecendo tudo aquilo que já conquistou e os feitos que já realizou ao longo de todas as etapas do processo de coaching.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top