Qual é o melhor banco para financiamento do carro?

desenho de balança com carro e moeda
Para escolher o melhor banco para financiar o seu carro é preciso ver verificar alguns fatores importantes, tais como: valor de entrada, taxa de juros, custo efetivo total e prazo de pagamento.

Financiar a compra de um veículo, seja ele novo ou usado, exige muito planejamento. Ao decidir o veículo que deseja comprar e qual o limite de comprometimento da renda para o pagamento de prestações e demais despesas mensais, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado em relação às linhas de crédito oferecidas pelos bancos de montadoras e o banco em que você já tem conta bancária.

Portanto, informe-se com o vendedor com quais bancos a empresa trabalha e, caso você não seja cliente dessas instituições, verifique se é possível fechar o negócio por meio de outro banco. Para encontrar o melhor financiamento para carros o caminho é a pesquisa de mercado e o planejamento.

Como escolher o melhor banco para financiamento do carro?

Confira a seguir alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor banco para financiar a compra de seu carro:

Tabelas do Banco Central

O Banco Central divulga periodicamente algumas tabelas com as taxas médias de juros cobradas por bancos, inclusive os de montadoras e as financeiras. Com essas informações você tem condições de fazer uma análise prévia antes de ir às concessionárias e bancos. Com a internet ficou mais fácil fazer as simulações e encontrar o melhor financiamento de carro, utilizando as calculadoras disponibilizadas pelos bancos e algumas concessionárias.

Valor da entrada

Ao analisar as propostas dos bancos das montadoras e os grandes bancos, considere o valor da entrada. Geralmente, um financiamento realizado em banco de montadora exige um valor de entrada maior, enquanto a rede bancária costuma oferecer condições mais flexíveis, o que varia conforme o perfil do cliente. Alguns bancos financiam até 100% do valor do veículo.

Taxa de juros

As taxas de juros de bancos de montadoras costumam ser menores do que as de outras instituições bancárias. Em contrapartida, o valor da entrada é maior. Para quem possui o valor da entrada exigido pelo banco de montadores, compensa escolher a linha de financiamento com menor taxa de juros. Considere também os juros e outros valores cobrados caso ocorra atraso no pagamento de parcelas. Portanto, analise bem as simulações antes de tomar uma decisão.

Custo Efetivo Total (CET)

Muita atenção com o Custo Efetivo Total. O consumidor tem direito de saber, em detalhes, tudo o que está sendo cobrado. O CET corresponde ao valor total de juros e o Imposto sobre Operações Financeiras. Mas algumas instituições forçam o aceite de taxas, que são indevidas, para aprovar o financiamento. Por isso, na hora da negociação, o consumidor deve demonstrar firmeza e não aceitar taxas indevidas (Taxa de Abertura de Crédito, Tarifa de Emissão de Boleto, entre outras) ou contratar produtos desnecessários. Em determinadas circunstâncias, um banco pode oferecer a menor taxa de juros para financiamento do veículo, mas o CET é maior. Solicite a planilha de CET e, fechando o negócio, é importante que as informações constem no contrato.

Prazo para pagamento

Prestação baixa e prazo longo podem ser a solução para quem não pode esperar até economizar um valor maior de entrada nem pagar uma parcela mais alta para reduzir o período de pagamento. Mas é importante ter consciência sobre o valor total investido até a última prestação. Considere também a depreciação anual do veículo para ter uma estimativa de valor para a revenda no futuro.

Antes de contratar o financiamento de veículo é fundamental planejar as finanças para evitar a inadimplência. A alienação fiduciária faz parte desse tipo de contrato, ou seja, se o consumidor deixar de pagar as prestações por mais de três meses, o financiar tomará as providências legais para reaver o bem. Caso algum imprevisto prejudique seu planejamento financeiro, tente renegociar a dívida ou vender o veículo para quitar os débitos.

Imagem: © Depositphotos.com / Dmitry_Guzhanin

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top