Qual é o melhor prazo para investir dinheiro: curto, médio ou longo prazo?

foto de mulher pensando em dinheiro
Antes de investir, é muito importante saber o que você está buscando, quais são suas metas e seus principais objetivos.

O Brasil vive uma época de crise financeira, e quem não tem o hábito de fazer um planejamento adequado muitas vezes acaba sofrendo para pagar as contas básicas do mês. Para aqueles que conseguem se planejar e guardar um dinheiro, por outro lado, este é um excelente momento para pensar em boas formas de investir.

De modo geral, existem três maneiras de recuperar o dinheiro investido: em curto prazo (quando o dinheiro retorna de forma rápida), longo prazo (o retorno vem apenas após algumas décadas) ou médio prazo (um intermediário entre as duas outras opções). A melhor escolha para você varia de acordo com seus objetivos financeiros e com os tipos de risco que você está disposta a assumir.

Em outras palavras, não existe uma resposta pronta para quem está tentando descobrir qual o melhor prazo para investir. Tudo depende de uma série de fatores que devem ser analisados e planejados com calma e segurança.

Definindo seus objetivos para investir

Se você está planejando investir, é preciso começar a pensar no seu objetivo. Questione o motivo de você desejar investir, o que você está buscando, quais são suas metas e seus objetivos principais. Tenha em mente que você precisa de metas para chegar a um resultado. É preciso definir, por exemplo, que você quer comprar um carro, uma casa ou fazer uma viagem.

A partir do momento em que você tiver um objetivo, é hora de começar a definir os riscos e avaliar os lucros que eles poderão trazer. Em geral, investimentos mais arriscados e agressivos tendem a trazer um lucro maior, enquanto os investimentos mais conservadores trazem um retorno menor — mas não há tanto risco de perder o dinheiro investido.

Diferenças entre investir em curto, médio e longo prazo

Curto prazo

São considerados de curto prazo os investimentos de até três anos. Quando você tem pouco tempo para investir, o ideal é optar pela poupança. Apesar de não ter tanto lucro, este é um investimento seguro. Aqui, mais importante que a taxa de juros é o valor total que você conseguirá economizar.

Médio prazo

Esses investimentos são aqueles que podem chegar a até 10 anos. Muitos bancos possuem opções de aplicação financeira de renda fixa — que rendem mais que a poupança e não possuem riscos elevados. Aqui o importante a salientar é que após definir o tempo de investimento, não poderá mexer neste dinheiro.

Longo prazo

O principal tipo de investimento a longo prazo que existe é o plano de aposentadoria. Com aplicações fixas e mensais de pequenos valores, você garante o seu futuro.

Imagem: © Depositphotos.com / SIphotography

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top