Saiba como controlar as emoções nas decisões financeiras

foto de homem tirando peça de jogo com moeda em cima
Para controlar as emoções e tomar as melhores decisões na hora de investir é preciso sempre ter bastante calma.

Tomar decisões relacionadas à vida financeira pode parecer uma tarefa simples, mas a prática pode ser muito diferente, especialmente para quem não possui domínio sobre suas emoções — que, quando estão em desarmonia, podem comprometer drasticamente as decisões e arruinar a saúde financeira.

Saber controlar as emoções, portanto, é fundamental na hora de tomar decisões e pode garantir um resultado mais positivo na hora de investir. Embora seja difícil para algumas pessoas controlar suas emoções em momentos importantes, algumas dicas podem auxiliar a decidir qual o melhor caminho a seguir.

Dicas para controlar as emoções e tomar boas decisões

Avalie

Uma dica fundamental e que vale para os momentos de tomar qualquer tipo de decisão financeira é saber por qual motivo o investimento está sendo realizado. Assim, é possível avaliar se este é um gasto que realmente vale a pena e se ele é condizente com suas metas e objetivos a longo prazo. Desse modo, você reduz as chances de tomar uma decisão por impulso.

Pesquise

Outro ponto que deve ser muito bem analisado diz respeito às empresas com quem você está fazendo transações financeiras — seja um investimento ou uma compra simples. É importante que a organização seja de confiança e atenda às suas expectativas, de modo que o negócio realmente seja vantajoso para você.

Pense com calma

Um ponto em que as emoções podem atrapalhar uma boa decisão diz respeito aos investimentos. Isso porque, sem controle emocional, o indivíduo pode ser dominado pelo impulso de colocar todo o dinheiro em um único segmento que parece vantajoso. O ideal é pensar com calma e avaliar setores diferentes, apostando em uma diversificação dos investimentos.

Crie hábitos financeiros

Outra forma de evitar que as emoções atrapalhem suas decisões financeiras é por meio da criação de hábitos que garantam um bom uso dos seus recursos, controle dos gastos e reavaliação das decisões sempre que necessário.

Imagem: PhotoBylove / iStock / Getty Images Plus

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top