Saiba como fazer investimento a curto e longo prazo

homem com moedas empilhadas
O investimento a curto prazo é indicado para as pessoas que tem a pretensão de resgatar a quantia em um período rápido. Já a de longo prazo pode ser usada por aquelas pessoas que pensam mais a frente.

Investir o seu dinheiro é a melhor escolha que você pode fazer, independentemente de você estar pensando em curto ou longo prazo. Seja qual for seu objetivo e sua urgência, é necessário estudar e pesquisar a melhor forma de fazer sua renda crescer. Os investimentos a curto prazo são para aqueles que precisam resgatar a quantia em um período rápido, mas querem ver seu dinheiro aumentar por meio de taxas de juros.

O investimento a longo prazo, por sua vez, é indicado para aqueles que estão pensando mais à frente — cerca de cinco anos ou mais. Caso seu objetivo seja viajar, comprar uma casa, um carro, guardar dinheiro para sua aposentadoria ou para a faculdade do filho, é importante que o investimento a longo prazo tenha condições favoráveis.

Dicas para fazer investimentos a curto e longo prazo

Investimento a curto prazo

Um investimento a curto prazo, para o setor financeiro, é aquele de três meses a dois anos. A maioria das pessoas que buscam este tipo de investimento tem planos para ele logo após a retirada da aplicação. Dessa forma, a melhor escolha é por aquele tipo de investimento seguro e que não vai fazer você perder dinheiro, pelo contrário: o objetivo dele é proteger o capital investido. Embora a rentabilidade de um investimento a curto prazo não seja tão alta, é importante que o dinheiro esteja protegido e a disposição quando necessário.

Entre os melhores investimentos a se fazer nestes casos, a poupança ainda é uma boa opção. Mesmo que a rentabilidade seja baixa em comparação a outras formas, podemos dizer que a liquidez para o investimento de curto prazo é alta, já que é possível sacar o dinheiro a qualquer momento e a aplicação é isenta de Imposto de Renda, além de não possuir taxas de administração do banco.

As aplicações no Tesouro Direto também são uma boa opção, uma vez que você pode comprar títulos públicos por um valor baixo de investimento. As taxas de juros, neste caso, são um pouco melhores do que a poupança, mas nem sempre o Tesouro Direto será a melhor opção para o seu investimento a curto prazo. É preciso saber escolher que tipo de Tesouro Direto se aplica melhor ao seu objetivo, se são taxas prefixadas, pós-fixadas ou se é de acordo com a variação da inflação.

Investimento a longo prazo

Para investimentos a longo prazo, o mercado financeiro considera períodos de cinco ou mais anos. O investimento a longo prazo é feito, geralmente, por pessoas com objetivos maiores e que têm uma certa estabilidade econômica no momento da aplicação. Por isso, é possível escolher seu investimento a longo prazo com mais calma, considerando os objetivos e a melhor rentabilidade, além da segurança do dinheiro investido.

Nestes casos, ações de empresas sólidas e com uma boa história de lucro são ótimas opções, principalmente para aqueles que já possuem conhecimento do mercado financeiro e do funcionamento da bolsa de valores. Outra forma de fazer um investimento a longo prazo é por meio de fundos disponíveis para investir. Por fim, o Tesouro Direto também é uma opção interessante para o investimento a longo prazo.

Imagem: © Depositphotos.com / ponsulak

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top