Saiba como fazer um planejamento financeiro a curto e longo prazo

moeda grande e ampulheta com moedas
O planejamento financeiro serve para ajudar as pessoas a organizar suas finanças, a poupar e investir, alcançando assim seus objetivos.

O planejamento financeiro é fundamental não apenas para a saúde da empresa, mas para a vida pessoal dos indivíduos. Sem este cuidado, é impossível controlar dívidas, economizar e investir em sonhos.

Saber identificar o valor exato dos rendimentos, além das despesas fixas e variáveis mensais, é a melhor maneira de entender quanto tempo é necessário economizar para que se concretizem os desejos como viagens, compras de bens como celular, notebook e eletrodomésticos e até mesmo um carro ou uma casa própria.

Como fazer um planejamento financeiro

Estabeleça objetivos

O primeiro passo para criar um planejamento financeiro é, sem dúvida, saber quais são seus objetivos financeiros. Este passo é importante para que seja possível definir o tipo de esforço a ser implantado para que haja sucesso. O planejamento financeiro é uma estratégia que permite estabelecer metas e diretrizes, dentro das reais possibilidades que se tem para se obter o que se deseja. Ele define prazos, valores e caminhos para que tudo aconteça como o esperado.

Economize

Depois de definidos seus objetivos, é hora de colocar em prática o planejamento e economizar de verdade. Diante da realidade de seus recebimentos e despesas, é possível identificar quanto há disponível para guardar. Gastar com supérfluos pode acabar provocando um distanciamento entre o sonho e sua concretização e, por isso, é importante que haja um compromisso real em destinar uma quantia mensal para seus sonhos.

Algumas ações simples e que podem ajudar muito nessa economia são: sempre pesquisar preços antes de comprar, cortar o que for desnecessário de sua lista de compras, evitar gastos excessivos com luz, água e telefone e não ceder à tentação de comprar bens por impulso.

Planejamento financeiro a curto e longo prazo

Curto prazo

No planejamento financeiro a curto prazo é para desejos realizáveis em até um ano, o que pode incluir uma festa de aniversário, reforma da cozinha, compra de móveis planejados, um celular de última geração e pequenas viagens de feriados prolongados.

No planejamento financeiro a curto prazo, todos os valores que você puder cortar são bem-vindos para a economia. Mas não deixe dinheiro parado: invista em poupança, LCI, CDBs ou Fundos de DI para que o dinheiro obtenha juros e permaneça em movimento para crescer.

Longo prazo

O planejamento financeiro a longo prazo, por sua vez, visa projetos mais caros — como aquisição da casa própria, um carro novo, educação universitária dos filhos e viagens mais longas e distantes.

No planejamento financeiro a longo prazo, os valores disponíveis mensais devem ser investidos por mais de cinco anos para que seja obtido um valor de rendimento considerável. Pelas mudanças econômicas que podem acontecer durante o prazo, o planejamento deve ser sempre revisado para constatar falhas e possibilidades de erros, dando as correções. Os investimentos mais comuns são os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado financeiro.

Imagem: © Depositphotos.com / Avdeev_80

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top