Saiba como fazer uma gestão financeira familiar

casal vendo suas finanças
Uma boa organização financeira familiar pode contribuir para aquisições de bens de consumo, educação dos filhos, viagens e até mesmo a aposentadoria.

Sustentar a família não é uma tarefa muito fácil, tanto que muitas pessoas reclamam que muitas vezes não sobra dinheiro para guardar na poupança ou realizar outras atividades. Mas tudo isso pode estar sendo causado por uma má administração do dinheiro da sua família e, se este for o caso, você pode estar precisando realizar uma gestão financeira familiar eficiente.

Aprimorar a organização das finanças familiares proporciona um melhor controle dos seus custos e receitas. Mesmo que a família não possua um grande orçamento, uma organização satisfatória pode contribuir para a aquisição de bens de consumo, educação dos filhos, realização de viagens e até para a aposentadoria.

Dicas para fazer uma gestão financeira familiar com eficiência

Anote todos os seus gastos

Para ter um controle financeiro eficiente, é preciso anotar absolutamente todos os gastos feitos ao longo do mês, sem exceção. Anote desde as contas de água, luz e telefone, até as compras básicas no supermercado, cafezinho no meio da tarde e a mesada dos filhos. Ao fazer isso, você poderá visualizar para onde seu dinheiro está indo e identificar se ele está sendo mal gasto. O passo seguinte é planejar para que no próximo mês seus gastos sejam mais coerentes.

Compre somente o que você precisa

Se o dinheiro está faltando no final do mês, você precisa começar a se preocupar em comprar apenas o que é fundamental para a sua família. Quando for ao mercado, por exemplo, faça uma lista de itens essenciais que estão em falta. Evite pequenos gastos fúteis, pois eles podem fazer toda a diferença na hora de fechar as contas.

Evite parcelar as contas

Um dos grandes problemas das famílias que não conseguem ter um controle financeiro dos seus gastos é o parcelamento de suas compras. As tarifas se acumulam e podem crescer bastante, gerando uma grande dívida. Por isso, sempre que puder faça o pagamento a vista —você pode até ganhar uns descontos com isso.

Compare os preços

Essa é uma tarefa simples e que você pode realizar diariamente: procure pelos melhores preços antes de decidir por fechar uma compra. Tenha sempre em mente que aqueles poucos reais ou centavos a mais podem fazer uma grande diferença no final.

Defina um limite nos gastos

Nem sempre é possível segurar aquele gasto extra. Mas para que sua gestão financeira seja consciente, é preciso definir qual será o limite dos gastos no mês, de modo a organizar suas finanças e evitar surpresas.

Faça metas

Qual sua meta para os próximos meses? Na gestão financeira familiar, deve-se sempre realizar essa pergunta. Ela pode te ajudar a economizar a quantidade correta de dinheiro para atingir seus objetivos.

Planeje todos os gastos

Sempre que possível, planeje antecipadamente todos os seus gastos. Se tem aquela obra que você pretende terminar na sua casa, aquele equipamento novo que deseja comprar, ou qualquer outra tarefa em que você precisará mexer mais no bolso, realize um orçamento que permita um controle eficiente de quanto é preciso investir.

Tenha Inteligência Financeira com ajuda do Coaching

O treinamento de Inteligência Financeira realizado pelo Instituto Coaching Financeiro é indicado especialmente para pessoas que buscam liberdade financeira e prosperidade. O treinamento permite que você aprenda como fazer uma gestão financeira eficiente e capaz de ampliar suas riquezas. Conheça!

Imagem: © Depositphotos.com / AndreyPopov

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top