Saiba como funciona o mercado financeiro brasileiro

gráfico e papéis
Mercado financeiro é um ambiente que permite a compra e venda de bens de valores mobiliários, mercadorias e câmbio.

O mercado financeiro é um ambiente no qual o dinheiro é negociado. Ele é representado por um conjunto de instituições financeiras e autoridades monetárias que regulamentam e permitem a realização de transações entre quem tem dinheiro e quem precisa dele. É o caso, por exemplo, de quem procura o banco porque quer fazer investimentos e quem procura porque precisa de um empréstimo.

Fazem parte do mercado financeiro brasileiro: autoridades como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), além de bancos de investimento e cooperativas de crédito.

História do mercado financeiro brasileiro

O mercado financeiro brasileiro começou a ser desenvolvido quando o primeiro Banco do Brasil foi criado no País, ainda na época em que a família real portuguesa veio para o Brasil, em 1808. Em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de uma maior organização financeira no mundo, e surgiu o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. No Brasil, foi criada a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC) para supervisionar as instituições financeiras existentes.

Em 1964, ocorreu uma reestruturação do mercado financeiro brasileiro, processo conhecido como a Reforma Bancária no Brasil, com a substituição do SUMOC pelo Banco Central do Brasil e a criação do Conselho Monetário Nacional.

A Comissão de Valores Mobiliários foi criada em 1976. Em 1988, surgiu o Primeiro Acordo de Capital do Comitê de Basileia, em que os bancos centrais dos países com as maiores economias assinaram um termo para regular procedimentos. Para o mercado financeiro, esta mudança trouxe alterações importantes, tais como a constituição dos bancos múltiplos — que permitiram que uma pessoa jurídica pudesse operar com mais de uma carteira (desenvolvimento, investimento e comercial).

Em 1994, o Brasil implantou o Plano Real e trouxe uma série de medidas para a recuperação da economia e do mercado financeiro do País. Em 2002, verificou-se a necessidade da reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiros no mercado financeiro local e, portanto, foi criado o Sistema de Transferências de Reservas e Transferência Eletrônica Disponível.

Mercado financeiro: como funciona atualmente?

Com a constante inovação dos mercados e o desenvolvimento tecnológico, a forma de as pessoas se relacionarem entre si e com as instituições se transformou completamente ao longo dos anos. Como consequência, foi necessária uma adaptação da sociedade e dos processos financeiros.

Todas essas mudanças trouxeram alterações positivas para o mercado financeiro. Com a instantaneidade da internet, as instituições financeiras disponibilizaram o Internet Banking para facilitar na hora de realizar os procedimentos necessários para movimentação bancária. Logo vieram os smartphones e suas diversas possibilidades de aplicativos, que tornaram as transações mais rápidas e práticas. Como o mercado funciona através das constantes atualizações sobre o que acontece na economia, a tecnologia permitiu que mais pessoas se interessassem pelo assunto e pudessem estar mais próximas do que é o mercado financeiro brasileiro.

Imagem: © Depositphotos.com / scanrail

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top