Saiba como funciona uma pirâmide financeira e a diferença para o marketing multinível

pirâmide de pessoas
Pirâmide financeira é um modelo comercial que depende essencialmente do recrutamento de outras pessoas em níveis insustentáveis.

A promessa de lucros elevados com baixo investimento faz com que muitas pessoas caiam em armadilhas. É o caso do modelo comercial de pirâmide financeira, considerado ilegal em nosso país. Neste modelo econômico, a pessoa que fica no topo da pirâmide vende determinado bem ou serviço para pessoas que, mediante o pagamento de uma comissão, poderão vende-los para outras pessoas. Assim, cria-se uma cadeia em forma de pirâmide.

O modelo de pirâmide financeira é problemático porque, quando o pagamento chega aos patamares inferiores do negócio, o valor é insuficiente para pagar todos os membros. Não existe benefício final: o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, sendo que apenas as pessoas que estão no topo da pirâmide conseguem lucrar.

Existem diversos casos de pirâmide financeira na história, por vezes mascarada de marketing multinível. Um deles é o caso da tecnologia VOIP, um sistema telefônico via internet que foi acusado pela secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda de operar por pirâmide financeira.

A lei nº 1.521 de 1951 proíbe a prática fraudulenta, considerando-a crime contra a economia popular e a punição para quem a prática é de meio ano a dois anos de detenção. Normalmente quem cai no golpe recebe um pagamento e, depois disso, apenas promessas de grandes rendimentos. Um esquema comum é que cada pessoa recrute outras duas que, por sua vez, devem recrutar outras duas e assim por diante. Cada um que entra precisa contribuir com um valor.

O marketing multinível é diferente disso. Esse esquema é legal e faz o recrutamento para venda de serviço ou produto. Pode ser utilizado para a representação de algum produto com o recebimento de comissão pela venda. Para saber se o esquema é legal, é preciso saber se a empresa lucra ao menos 70% da renda a partir da venda para não-membros.

Isso quer dizer que a empresa faz marketing de rede, mas possui um patrimônio líquido de garantia que sustenta e nunca usa novos clientes a fim de pagar os antigos. Por isso, ao entrar em qualquer empresa, o primeiro passo é verificar sua idoneidade, guardar todos os documentos relacionados e cuidar com as promessas de grandes lucros com baixos investimentos.

Imagem: © Depositphotos.com / megastorm

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top