Saiba como investir em fundo de ações

gráficos e moedas
Fundo de ações é direcionado para investidores que querem aplicar o seu dinheiro na compra de cotas, com o objetivo de obter retorno financeiro em um determinado período.

Um fundo de ações é um meio de aplicação financeira em que os investidores são cotistas que aplicam dinheiro com a finalidade de obter retorno financeiro com os diversos tipos de investimento que o fundo realizará em determinado período. O investidor aplica dinheiro na compra de cotas do fundo e tem que pagar uma taxa de administração, taxa de performance (remuneração extra quando a rentabilidade do fundo supera o valor de referência) e outras despesas estipuladas no contrato. Além disso, aplicações financeiras estão sujeitas ao Imposto de Renda (15% sobre o lucro) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Como investir em fundo de ações?

O primeiro passo consiste em definir qual o objetivo do investimento. Caso você queira construir uma reserva para situações de emergência, escolha um fundo de curto prazo, com risco mais baixo e resgate diário. Caso sua ideia seja economizar pensando na aposentadoria, o fundo de renda fixa é uma opção mais indicada.

Para quem deseja morar no exterior, o fundo cambial é recomendado porque acompanha as variações do dólar. Caso seu perfil seja mais arrojado, o fundo de ações e multimercados pode ser mais lucrativo, embora seja mais arriscado. Fundos de gestão passiva são indicados para quem deseja investir em ações de grandes empresas.

Outras opções, indicadas para investidores de perfil mais dinâmico, são os fundos de gestão ativa (meta atrelada a um indicador específico), fundo de ações livres (sem um indicador fixo) e o fundo de ações Small Caps (ações de empresas menores).

Por que investir em fundo de ações?

Ao investir em um fundo de ações, você coloca o seu dinheiro nas mãos de um gestor profissional capaz de avaliar as melhores aplicações do mercado financeiro. O fundo de ações possibilita a diversificação de investimentos a um custo menor, uma vez que são várias pessoas aplicando dinheiro ao mesmo tempo.

Outra vantagem do fundo de ações é a facilidade para resgatar o dinheiro a qualquer momento. Se ocorrer um imprevisto em sua vida financeira, por exemplo, é possível resgatar o dinheiro em pouco tempo. Dependendo da aplicação, o dinheiro estará em suas mãos no mesmo dia. Além disso, você pode acompanhar o desempenho do seu fundo de ações diariamente.

Quais os riscos do fundo de ações?

O mercado financeiro oferece uma grande variedade de fundo de ações para todo tipo de investidor, desde os mais conservadores aos mais arrojados. Não é possível ter 100% de garantia com relação aos investimentos financeiros, nem mesmo para a caderneta de poupança.

Para o fundo de ações, os principais riscos são crédito, liquidez e mercado. Pode acontecer de o fundo de ações comprar a dívida de uma empresa ou títulos públicos, esperando retorno financeiro com o pagamento a taxa de juros altas, e levar um calote. Se o fundo investir na compra de ações e tiver dificuldade para vendê-las poderá ser obrigado a baixar o preço e, com isso, perderá dinheiro.

Mudanças na política econômica nacional ou internacional refletem diretamente no mercado financeiro, seja para melhor ou para pior. Ou seja: você sempre pode ganhar ou perder com as aplicações feitas em fundo de ações. Para evitar surpresas desagradáveis, especialistas recomendam a diversificação na carteira de investimentos. Se você tem condições, portanto, aplique o dinheiro em dois ou mais fundos de ações.

Imagem: © Depositphotos.com / Violka08

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top