Saiba controlar o consumo exagerado dos jovens

foto de mulher segurando sacolas e cartão de crédito
Os pais são fundamentais na hora de ensinar ao jovem o valor do dinheiro, assim como usá-lo e controlar suas finanças.

A adolescência é uma fase cheia de descobertas, ensinamentos e dúvidas. Por isso, a maioria dos jovens precisa de auxílio e orientação a respeito de diversos fatores, especialmente na atual sociedade em que tudo parece extremamente acessível — o que faz o adolescente se sentir tentado em diversas situações, tornando-se uma vítima fácil para consumismo desenfreado.

As ofertas pelos mais variados produtos e serviços estão em todo lugar: na televisão, na internet, nas revistas e até mesmo nas ruas. Como consequência desse excesso de informação, muitos jovens fazer compras por impulso e se deixam levar pela satisfação imediata associada ao consumo, especialmente quando estão enfrentando algum tipo de problema pessoal. Para evitar endividamento e outros problemas financeiros, é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais do consumo exagerado dos jovens.

Como controlar o consumo exagerado dos jovens?

A maioria dos adolescentes se preocupa muito mais com o ter do que com o ser, acreditando que aquilo que possuem define o que são verdadeiramente. Por isso, a tarefa de educar um jovem consumista pode ser muito complicada, principalmente se a correção dos hábitos de consumo implicar em cortar aquilo com o que o adolescente está acostumado a consumir ou ter.

Os pais possuem papel fundamental no crescimento e amadurecimento deste jovem, que precisa de referências e pessoas ao seu redor para dar exemplo, suporte e segurança. Manter um diálogo aberto é fundamental, bem como demonstrar carinho e interesse na vida do adolescente.

Tentar entender o jovem também é muito importante, uma vez que ele precisa desenvolver a confiança, além de receber atenção e ter limites. Quando o jovem confia e conversa com seus pais, há respeito. Estar disposto a conversar e entender, mostrar-se presente e interessado é importante justamente para não desencadear a carência emocional, outro comportamento capaz de gerar o consumismo exagerado.

As companhias podem ser cruciais no processo de controle do consumo, já que muitos jovens anseiam por ter o que o outro possui — seja para ser aceito pelo grupo ou para ser melhor que alguém. Em alguns casos, o consumo exagerado ocorre para seguir padrões midiáticos, por estar na moda e por “todo mundo usar”.

Pais que estão sempre ao lado de seus filhos criam laços de confiança e respeito, capazes de ensinar uns aos outros valores de amizade, lealdade, gratidão e diversidade. Estes mesmos pais irão ensinar o valor do dinheiro, bem como usar e controlar as finanças desde cedo. Temas como este não devem ser um tabu dentro de casa. O diálogo será sempre o cerne de toda e qualquer solução de problema e/ou conflito, ainda mais quando se trata de jovens que precisam e querem ser ouvidos.

Caso seja do interesse dos pais adquirir conhecimento profundo para potencializar a performance financeira de toda a família e transformar totalmente a relação que os jovens têm com o dinheiro, a dica é fazer uma Formação em Coaching Financeiro!

Imagem: © Depositphotos.com / Gladkov

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top