Saiba o que é controle financeiro e qual sua definição

desenho de homem sentado em um cofre de porco
A melhor maneira de fazer um bom controle financeiro é através da construção e manutenção de uma planilha de controle de gastos.

Embora a maioria das pessoas saiba que o controle financeiro é uma prática saudável para sua economia pessoal, é muito difícil incorporar este hábito ao dia a dia — especialmente quando não se sabe exatamente como fazê-lo. O controle financeiro é um conjunto de atividades que são desenvolvidas e aplicadas de forma a obter resultados positivos nas finanças da empresa.

Para isso, não basta apenas cortar os gastos e baratear os procedimentos: é necessário diminuir os custos sem deixar que a qualidade do trabalho e de vida fiquem comprometidas em razão dessa mudança. E esse é o grande desafio de quem busca planejar suas finanças: em uma empresa, o planejamento engloba ações de verificação dos procedimentos aplicados, avaliando se eles estão funcionando corretamente.

Caso algo saia do script, é recomendado analisar o motivo e identificar os melhores meios para corrigir o problema. Porém, é necessário manter os pés no chão para que o equilíbrio não seja prejudicado. De nada adianta achar que é possível fazer milagres com o orçamento e comprar materiais de péssima qualidade, que prejudicarão a imagem da empresa no mercado. No âmbito pessoal, não faz sentido economizar e perder em qualidade de vida.

Como fazer o controle financeiro?

Economizar é necessário, desde que não se perca o foco principal — que é a manutenção do padrão dos produtos oferecidos pela empresa e dos itens pessoais imprescindíveis. Para começar, você precisa fazer uma planilha com tudo o que você recebe e tudo o que gasta. A melhor maneira de fazer isso é por meio da construção e manutenção de uma planilha financeira para controle de gastos.

Vale destacar que é necessário ter muita disciplina e comprometimento para preenche-la corretamente. Afinal, de que adianta ter uma planilha e esquecer de anotar quanto você recebeu por um serviço ou quanto gastou para a compra de material? Para que a planilha de fato funcione, todos os ganhos e gastos precisam ser anotados de maneira detalhada.

O próximo passo é saber analisar estes dados: os gastos com matéria-prima e produtos estão condizentes com o que você realmente precisa para sobreviver? Você está realmente conseguindo cortar custos sem prejuízos à qualidade? A análise dos resultados é outra etapa de extrema importância, já que irá ajudá-lo a determinar quais as ações necessárias para que as finanças comecem a melhorar.

Além disso, você precisa controlar o fluxo de caixa da sua empresa e realizar periodicamente o balanço patrimonial. Todas essas ferramentas te ajudarão a determinar o que precisa ser feito para que as finanças da sua empresa comecem a pender para o azul.

Imagem: © Depositphotos.com / beachboyx10

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top