Saiba o que é e qual o conceito de contabilidade financeira

desenhos de gráficos, calculadora e lápis
A contabilidade financeira tem o objetivo de entender investidores e avaliar os registros contábeis da empresa.

O mundo da contabilidade tem uma linguagem que pode ser de difícil compreensão para quem está de fora. Quem houve falar em contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade de custos e contabilidade patrimonial pode ser levado a imaginar que existem diversos tipos diferentes de contabilidade, o que implica na existência de vários departamentos de contabilidade diferentes.

A verdade é que toda contabilidade é, invariavelmente, financeira. Isso porque a contabilidade consiste justamente em uma cadeia de conhecimentos e práticas de estudo e registro da movimentação financeira de uma empresa.

O que é contabilidade financeira

A contabilidade conhecida originalmente é a que foi desenvolvida pela escola europeia. Trata-se da chamada contabilidade patrimonial, cuja finalidade é apresentar a posição patrimonial da empresa em determinado momento. Os registros contábeis são realizados ao longo de um período e, ao final deste tempo, representam o balanço patrimonial da organização.

A contabilidade financeira, também chamada de modelo anglo-saxônico, surge como resposta a uma necessidade imposta pela evolução dos negócios e das sociedades. Ela é dedicada a atender os investidores, embora também consista na avaliação dos registros contábeis da empresa.

A contabilidade financeira é uma ferramenta administrativa e estratégica para a empresa, uma vez que serve para fornecer informações relevantes aos proprietários, acionistas, gestores, investidores e parceiros em potencial.

Contabilidade de custos e contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial consiste em transformar as demonstrações contábeis em informações gerenciais valiosas e capazes de alimentar os diversos centros de decisão dentro de uma empresa.

A contabilidade de custos, por sua vez, é resultante da necessidade. Isso porque a contabilidade tradicional geralmente fragmenta os custos de produção, sejam eles industriais ou de serviço. Isso acontece porque os custos de produção contratados a prazo vão para o passivo, enquanto os contratados à vista são registrados como despesa.

A consequência é que as empresas, ao tentar conhecer os seus custos produção para tomar decisões, não podiam contar com uma ferramenta voltada para oferecer o custo contábil total da produção. Daí surge a contabilidade de custos que, em uma linguagem bem informal, registra os custos em tempo real, permitindo à empresa confrontar custo de produção com as vendas.

Em resumo, a contabilidade financeira é a contabilidade de fato, que alimenta os diversos grupos de interesse dentro e fora da empresa com informações financeiras importantes, que servirão como ferramenta central ou auxiliar de decisão em diversos aspectos do negócio.

Imagem: © Depositphotos.com / systemm

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top