Saiba o que é e qual o conceito de gestão financeira

pessoa fazendo planilhas e contas
Com a gestão financeira é possível melhorar a estrutura do local, expandir os negócios, criar novos negócios, quitar empréstimos, entre outros.

A gestão financeira é um termo que define o conjunto de ações administrativas para planejar e analisar as atividades financeiras de uma empresa. Sem uma gestão financeira adequada, a empresa não consegue crescer e pode até falir, uma vez que este tipo de controle permite que o empresário norteie todos os setores da empresa.

O que é e como fazer uma gestão financeira?

Fundamental para a gestão da empresa, a gestão financeira é uma tarefa árdua que exige muita disciplina e controle. Isso porque um único dado errado pode colocar tudo a perder, dificultando tarefas, prognósticos e resultados. Por isso, é necessário manter liquidez sobre o controle de caixa, de modo a honrar todos os compromissos financeiros assumidos pela organização.

Com a execução de registros adequados, é possível visualizar a real situação da empresa — quanto há de capital de giro, entradas, saídas, empréstimos e financiamentos —, de modo a analisar e controlar a saúde financeira da organização e, com base nas informações encontradas, realizar planejamentos que otimizem os resultados.

A partir de uma gestão financeira correta, é possível melhorar a estrutura do local, expandir os negócios, criar novos produtos, melhorar os investimentos em marketing, contratar mais profissionais, oferecer melhores benefícios aos colaboradores, adquirir novas filiais, quitar empréstimos e crescer exponencialmente.

Funções da administração financeira

É função do gestor financeiro fazer uma análise dos resultados mensais e semestrais da empresa, avaliando a área financeira da empresa e planejando melhorias que poderão enxugar as despesas e trazer mais investimentos para a organização. Também cabe a este profissional a função de utilizar adequadamente os recursos financeiros disponíveis, aprimorando as negociações com fornecedores e bancos.

O administrador financeiro tem a tarefa de conceder créditos a clientes e cobrá-los quando há algum atraso ou inadimplência. Ele também controla entradas e saídas e as datas corretas de recebimento de cada fatura, assim como os prazos de pagamento de todas as despesas operacionais.

Uma gestão financeira não funciona adequadamente quando não há o registro correto de todas as movimentações, do estoque, saldo em caixa, contas a receber e a pagar, quantidade de despesas fixas e variáveis, média de recebimentos e outros dados importantes para avaliar a situação financeira da organização.

Saber exatamente tudo relativo ao estoque é primordial para uma boa conduta financeira na empresa. Por isso, controle quantos produtos existem, seus prazos de validade, códigos e registros, pedidos feitos, faturas pagas, produtos vendidos, quais são os mais vendidos e os menos vendidos.

Quando o administrador é inexperiente ou não sabe avaliar todos os trâmites da gestão financeira, ela pode ficar prejudicada. Da mesma forma que a falta de avaliação correta dos ciclos financeiros e operacionais da organização pode ser prejudicial, a falta de integração entre os prazos de pagamento de vendas com as políticas financeiras da empresa também são fatores determinantes para um caos no planejamento.

Imagem: © Depositphotos.com / bloomua

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top