Saiba qual é o conceito de mercado financeiro

homens olhando painel com números e gráficos
O mercado financeiro pode ser dividido em quatro mercados: o de câmbio, o monetário, o de crédito e o aberto.

O mercado financeiro é um ambiente abstrato onde ocorre compra e venda de dinheiro, ou seja: onde investidores e tomadores de recursos se encontram para negociar. Esta transação pode ser feita por pessoas e por empresas e é sempre intermediada por uma instituição financeira, cuja atividade deve ser autorizada pelo Banco Central.

Esses agentes intermediadores podem ser bancos, corretoras de valores ou financeiras. Essas instituições fazem o meio de campo das operações e são responsáveis pelo encontro entre os tomadores de recursos e os investidores. Em troca da prestação de serviço, os intermediadores cobram taxas sobre as operações realizadas. São exemplos de produtos financeiros negociados neste mercado os títulos públicos, os fundos de investimento imobiliário, as ações e os seguros de vida.

Como funciona o mercado financeiro?

Há quatro mercados dentro do mercado financeiro: o de câmbio, o monetário, o de crédito e o aberto. No mercado cambial são negociadas as moedas estrangeiras — como dólar, euro, real e yuan. O mercado monetário, por sua vez, é composto pelas operações de curto e curtíssimo prazo com objetivo de atender necessidades de instituições financeiras.

Já no mercado de crédito, conhecido também como mercado bancário, ocorrem as transações de curto e médio prazo voltadas a suprir pessoas e empresas. É o caso dos empréstimos bancários, financiamentos, uso de cheque especial e arrendamento. Por fim, o mercado de ações, também chamado de mercado de capitais, é aquele em que atuam as empresas de “capital aberto” — aquelas que admitem qualquer pessoa como sócia, uma vez que pode ser adquirida uma parte do empreendimento.

As ações e os títulos do mercado de capital são negociados nas bolsas de valores, que é o espaço físico mais palpável do mercado financeiro. O preço deles é altamente variável, mudando de acordo com a lei da oferta e demanda (bens com muita procura e pouca oferta tem preços elevados e vice-versa).

Por que existe o mercado financeiro?

O mercado financeiro é importante para o desenvolvimento econômico de qualquer país. É por meio dele que o dinheiro flui das mãos de investidores (pessoas ou empresas cuja renda é superior aos gastos) para pessoas ou empresas que gastam mais do que tem disponível e buscam recursos financeiros.

Um cliente com dinheiro em poupança, por exemplo, pode conversar com o gerente do seu banco e investir em uma aplicação financeira de renda fixa. Ao mesmo tempo, existe outra pessoa que precisa financiar a compra da casa própria ou obter um empréstimo do banco. A instituição financeira que atende as duas irá cobrar uma taxa de juros da segunda pelo empréstimo e, ao mesmo tempo, remunerar a primeira pelo investimento.

No caso do mercado de capitais, as operações são uma forma de fluir dinheiro para as indústrias e comércio, de modo que estejam sempre capitalizados e possam investir no desenvolvimento do negócio. Ao mesmo tempo, os sócios que possuem ações serão remunerados de acordo com a lucratividade da empresa.

Imagem: © Depositphotos.com / Khakimullin

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top