Saúde financeira como manter ela sempre positiva

A vida adulta requer diversas responsabilidades, sendo uma das primeiras os cuidados com a vida financeira. Dependendo de como seja o seu comportamento como consumidor, você pode crescer financeiramente ou ainda afundar, deixando sempre a sua situação no famoso vermelho.

É essencial saber quanto se ganha, o poder de compra do seu salário e quais devem ser suas prioridades de compra. Mas, o planejamento financeiro não se restringe somente a estes detalhes, existem outros pormenores que precisam ser levados em consideração como um verdadeiro hábito a fim de que mantenha saudável o desenvolvimento da sua vida financeira, sempre.

A saúde financeira requer muitos cuidados que são bem detalhados, alguns mais simples de aplicar, outros que demandam mais tempo e dedicação. No entanto, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Assim, você não vai precisar se preocupar com problemas de falta de dinheiro, já que irá controlar bem tudo o que entra e sai de suas finanças.

Preparamos uma série de dicas especiais para que você possa atingir a sua saúde financeira bem mais rápido do que imagina. Vamos conhecer!

Saúde financeira como manter ela sempre positiva,

Adote o planejamento financeiro

Uma super dica que deve ser levada para toda a vida como uma necessidade é adotar o planejamento financeiro sempre. O planejamento financeiro funciona como uma espécie de norte, que você se guia para conseguir atingir os seus objetivos na vida financeira sem comprometer a sua situação, sem ficar devendo demais e ainda com dinheiro de sobra no fim do mês.

O planejamento financeiro é tomado mediante o acompanhamento dos gastos feitos por você no dia a dia, verificando o que é necessidade, o custo-benefício de cada material adquirido, quanto você pode pagar por eles, entre outros detalhes.

Tudo isso é colocado em uma planilha simples no papel ou ainda mais complexa em programas de computador, isso depende se você fizer o planejamento sozinho ou acompanhado de um profissional especializado, como o Coaching financeiro pessoal.

Mediante a observação da movimentação financeira que você faz todos os meses, verificando o que deve ser eliminado e o que precisa ser priorizado, você conseguirá êxito no processo de educação financeira e não terá mais problemas com falta de dinheiro, mantendo sua saúde financeira sempre no positivo.

Sempre pesquise preços e melhor custo-benefício

É essencial sempre pesquisar preços e o custo-benefício de todos os produtos que você adquire. Assim, levará para casa um material que vale a pena o valor investido. Um bom exemplo seria a necessidade de compra de um determinado alimento, que varia bastante de preço, mas que apresenta a mesma qualidade em duas marcas diferentes, cada uma com um preço específico, sendo que a marca A custa mais que a marca B.

Ao notar a diferença de preço você pode se sentir tentado a comprar a marca A pela marca renomada, mas tem a mesma qualidade ao adquirir o produto B e ainda economiza com isso. Sendo assim, ao observar o custo-benefício dessa compra você leva para casa o produto que necessita, pela qualidade certa e ainda por um bom preço, guardando dinheiro para outra compra.

Procure sempre pagar à vista

Outra dica importante é levar em consideração o pagamento de suas dívidas sempre à vista. Mesmo com a dificuldade que isso lhe causará no início, é necessário priorizar o que deve ser gasto, qual a necessidade de compra e usar o seu dinheiro à vista para o pagamento, evitando transtornos de compras com débito aberto em diversas parcelas que só lhe trarão dores de cabeça no futuro.

Priorize dívidas

É certo que você pode já ter algumas dívidas em aberto, e para que consiga chegar em uma situação positiva financeiramente falando é necessário tomar a iniciativa de pagar sempre à vista e em seguida lidar com as dívidas que você já tem, negociando da melhor forma possível e deixando como prioridade de pagamento todos os meses, se livrando de todas essas parcelas em pouco tempo e lidando com a realidade de não mais ter que fazê-las.

Tenha uma poupança emergencial

A poupança emergencial é sempre necessária. Existem momentos onde você pode lidar com a realidade da necessidade de um gasto com algum tipo de serviço ou produto urgente, e se não tiver essa quantia passará a prejudicar o desenvolvimento saudável de algum setor de sua vida, como saúde, educação, entre outros, dependendo de onde a necessidade de compra surgiu. Com uma poupança emergencial você evita esse tipo de transtorno e conta com dinheiro para ser gasto em urgências financeiras.

Mantenha um comportamento financeiro saudável

A nossa última dica está ligada à arte de aprender aquilo que deve ser feito, como um tipo de comportamento prioritário que precisa ser levado em consideração todos os dias, sempre, se tornando um hábito. Dessa forma, cuidando sempre da saúde de suas finanças, dificilmente terá problemas com falta de dinheiro e se manterá na escala positiva, sem preocupações constantes.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top