Score: Tudo o que você precisa saber

Quando vamos abrir um crediário, fazer uma compra a prazo ou solicitar um empréstimo no banco, frequentemente, ouvimos a palavra score.

Essa palavra aparece, especialmente, se o tal score não alcança o valor necessário para efetuar a operação solicitada. Mas, afinal, o que é score? 

Nessa publicação, explicaremos o que é score, como ele afeta as solicitações que você faz e, principalmente, o que fazer para que seu score aumente.

O que é Score?

O score indica quais as chances de uma pessoa ser uma boa pagadora ou não. São estabelecidos vários perfis (agrupados em quatro grandes grupos) de pagadores.

Esses perfis variam desde altas chances de a pessoa atrasar um pagamento até, virtualmente, nenhuma chance de isso acontecer.

Esses grupos são separados por faixas de pontuação, que vão de 0 a 1000, indicando, respectivamente, as maiores e menores chances de inadimplência.

De acordo com o seu comportamento, em relação aos pagamentos, sua pontuação pode aumentar ou diminuir, colocando você em um ou outro grupo.

Como o Score é calculado?

Ele é calculado de acordo com o seu comportamento financeiro. Isso está relacionado com a maneira como você paga suas contas e compromissos fiscais.

Seus hábitos de consumo também contam, pois podem indicar se você gera, ou não valor para as empresas das quais compra. Eles mostram se você paga bem e em dia.

Entre as informações coletadas, estão restrições no nome, títulos protestados, registros de débitos e pendências financeiras.

Basicamente, todas as movimentações que necessitam do seu CPF acabam influenciando o seu score. Portanto, elas devem ser observadas com mais atenção.

Quais as vantagens de se possuir um score elevado?

Como já dissemos, as empresas utilizam seu score para saber se você é, ou não um bom pagador. E bons pagadores recebem maiores vantagens.

Para começo de conversas, será mais fácil conseguir comprar a prazo. Poderão ser oferecidos juros menores ou condições mais facilitadas.

A facilidade em se obter um financiamento também é bem maior. Isso porque as empresas possuem uma maior confiança de que receberão o seu dinheiro de volta.

Em se tratando de bancos, é possível que você obtenha acesso a melhores linhas de crédito. Estas podem ofertar um valor maior ou juros mais reduzidos.

Caso solicite um cartão de crédito, seu limite também será mais extenso, se comparado a uma pessoa com o score mais baixo. Talvez, até mesmo, com juros menores.

Caso você possa alguma dívida, as condições de parcelamento também serão facilitadas. Você poderá obter um prazo maio, por exemplo.

Um score elevado de uma pessoa física pode, também influenciar no score de uma empresa, a qual ele seja sócio ou dono.

Como saber qual é o meu score?

Existem diversos serviços online e gratuitos através dos quais você consegue consultar o seu score.

Os mais populares são o Serasa Consumidor e o meuScore. Ambos são gratuitos, embora ofereçam serviços pagos complementares.

Esses serviços possuem convênios com diversas instituições financeiras e empresas parceiras. Essas, então fornecem os dados dos bons e maus pagadores às plataformas.

A partir dessa base de dados, que vai ficando cada vez mais completa, é possível calcular e lhe fornecer o seu score. Assim como para outras empresas.

Quais as vantagens de se cadastrar em serviços como estes?

A partir do momento que você se cadastra em serviços como estes, essa atitude é entendida como uma ação positiva em sua vida financeira.

Logo, suas chances de ter acesso a crédito podem aumentar. Especialmente junto às empresas parceiras dessas plataformas.

Também poderão ser ofertadas melhores condições e parcelamento ou negociações de dívidas. Isso pois você será validado por um serviço idôneo.

Também é possível que, junto a algumas instituições comerciais e financeiras, você experimente juros menores ao realizar parcelamentos.

Tenho um bom score mas não consigo crédito. O que acontece?

Isso ocorre porque o score é apenas uma das ferramentas que as empresas utilizam ao optar por liberar, ou não uma linha de crédito para um cliente.

Além de possuir um score alto, é necessário que seja comprovada a capacidade que você tenha de pagar seus débitos. E cada empresa comprova isso de maneiras diferentes.

De acordo com a política de cada empresa, você poderá receber, ou não o aval para solicitar o crédito. Algumas vão considerar sua renda mensal fixa, por exemplo.

Existem empresas que liberam crédito para pessoas com o score baixo. Isso pois, com outras ferramentas, a empresa atestou que o cliente teria capacidade de pagar a dívida.

Como aumento o meu score?

Cada plataforma calcula o score de forma diferente. Entretanto, existem orientações gerais, que contribuem, positivamente, para que seu score eleve-se.

Devemos lembrar que, mesmo seguindo essas dicas, seu score não aumentará automaticamente. Logo, é importante ter paciência e constância com essas práticas.

A primeira dica é que você deve manter o seu nome sem restrições. O nome limpo, como era chamado antigamente.

Se você possuir alguma conta em atraso, é importante fazer uma organização, para colocá-las, novamente, em dia.

Essa dica está em primeiro lugar, pois essa é uma das primeiras coisas a serem analisadas para que seu score seja calculado.

A segunda dica é muito parecida com a primeira. Você deve reunir-se com seus credores e negociar as dívidas que tem com eles.

Não deixe que os juros transformem uma dívida pequena em uma situação impossível de se lidar. Isso vai impactar, diretamente, nas restrições do seu CPF.

Nesses casos, vale a pena colocar as contas em débito automático, caso for possível. Isso evita que os pagamentos se atrasem, por distração.

Também deve-se usar seu CPF quando solicitado ao fazer compras. Em alguns estados, é possível receber parte dos impostos de volta, quando realiza-se esse procedimento.

Mas, independente disso, utilize seu CPF sempre que for realizar um pagamento. Isso mostrará que você está movimentando dinheiro e possui capacidade de pagar dívidas.

Por último, nunca se esqueça de manter seus dados atualizados, junto a serviços de avaliação de score. Por mais que a mudança possa parecer trivial.

Esses dados incluem mudança no nome, e-mail de maior uso e seus telefones. 

Quanto tempo demora para que meu score aumente, após pagar minhas dívidas?

Isso pode variar, de acordo com a frequência que as empresas demoram para comunicar as movimentações no seu CPF.

Mas, geralmente, pode levar, até 3 meses para que sua pontuação seja alterada. Isso vai depender de como está a sua reputação financeira.

Para isso, vale a pena continuar seguindo as dicas passadas logo acima, como colocar as contas em débito automático e utilizar seu CPF quando for fazer compras.

Se você já estiver realizando esses procedimentos e não apresenta nenhuma restrição em seu nome, é apenas uma questão de tempo até que seu score aumente.

Quero tirar meu cartão de crédito. Qual deve ser meu score?

Como dissemos, esse valor pode variar (e muito) entre uma empresa e outra. Isso porque elas utilizam diversos fatores para emitir o cartão de crédito.

O score é um desses fatores. Mas não é a única maneira de a empresa identificar um bom ou mau pagador.

Também é possível que essas políticas sejam flexíveis, de acordo com o objetivo atual daquela companhia ou representante.

O score é uma ferramenta para garantir que empresas e instituições financeiras protejam-se de maus pagadores.

Mas, também pode ser utilizada para que bons pagadores obtenham vantagens na hora de solicitar crédito ou fazer parcelamentos.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top