Simulador de investimento – Técnicas para melhorar o aproveitamento

Se você ainda não tem certezas em relação às modalidades de investimento, e às suas opções gerais, o adequado é usar um simulador de investimento. Sabemos que investir sem uma base é perigoso, e pode te deixar inseguro.

Muitas pessoas não usam um simulador de investimento, por não terem entendimentos suficientes da plataforma. De fato, se você não usar algumas técnicas, o uso desse tipo de ferramenta pode ser complicado.

Para ajudar no desenvolvimento e nas suas estratégias de aplicação, vamos te dar algumas dicas essenciais para melhorar o aproveitamento em um simulador de investimento. Confira e nunca mais tenha dúvidas!

Simulador de investimento

Como trabalha um simulador de investimento?

Com a ajuda de um simulador de investimento, você pode entender mais sobre as suas condições financeiras e sobre as suas perspectivas futuras em relação ao mercado, sem ter que correr os riscos reais de uma aplicação, dadas as alterações que podem ocorrer nesse tipo de contexto.

A plataforma é simples, em teoria, se souber como organizar as suas aplicações. Isso significa que você vai precisar se preparar financeiramente, mesmo que o simulador seja apenas um treino para as suas aplicações reais. Alguns “vícios” de investimento podem começar nesse ambiente, que é inofensivo aos seus ganhos financeiros, se preservando mais adiante.

Por isso, é essencial que você tome cuidado com o que é aprendido através de um simulador. A boa notícia é que você pode tentar utilizar essa ferramenta quantas vezes precisar, até atingir os seus resultados ideais. A plataforma ainda simula as condições de mercado em tempo real, outro grande benefício.

Dicas para começar a investir

Muitas pessoas, diante desse quadro, se veem realmente interessadas em treinar com um simulador de investimento. Para tornar a sua vida mais fácil, aqui vão algumas técnicas importantes.

Tenha um planejamento

O primeiro passo para se dar bem com um simulador de investimento é ter tudo planejado. Aqui, vamos dar destaque a esse detalhe, pois muitas pessoas pensam não ser necessário ter um planejamento ainda. Afinal, é apenas um simulador, e ninguém ali está colocando dinheiro real em circulação.

Se você pensa assim, as suas ideias estão um pouco inadequadas. Afinal, um simulador serve para mimetizar a sua situação real. Por isso, você precisa colocar algo concreto em análise. O seu planejamento deve, ainda, envolver a sua vida financeira por completo.

Os valores destinados aos investimentos precisam estar de acordo com o seu orçamento mensal. É importante, também, avaliar o valor daquele dinheiro em relação a sua vida prática, para decidir se você vai aplicar em modalidades mais arriscadas ou mais restritas.

Depois disso, você poderá decidir se vai simular na bolsa, em CDB, ou em qualquer outra possibilidade.

Cuidado com os valores definidos

Para começar a usar um simulador de investimento, alguns valores precisam ser definidos. Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa definir exatamente o valor que quer investir em cada modalidade.

Em primeiro lugar, olhe para quanto precisa ganhar em relação ao que você quer aplicar. Só assim, poderá escolher a modalidade com propriedade. É importante não se deixar levar pelas possibilidades do simulador e fugir dos seus objetivos reais. Se você, na vida real, precisa ganhar uma certa quantia em relação ao investido, comece a escolher a partir desse ponto.

Um outro fator importante é o tempo. Além de definir os valores monetários, você precisará escolher um período para retorno. Isso também dependerá das suas possibilidades financeiras. Em quanto tempo você precisa do retorno mínimo de volta? Comece a pensar com base nessa questão.

Pense em simular suas condições reais de investimento

Como já mencionamos aqui, existem pessoas que usam um simulador de investimento sem pensar nas consequências e nas análises que podem ser feitas posteriormente. Isso vai desviar os seus objetivos de uma maneira crítica.

Muitas pessoas pensam que as análises financeiras podem ser feitas com valores fictícios para que você entenda a estrutura da plataforma. Na verdade, quando você usa valores irreais, está se distanciando de um real entendimento sobre os significados de cada aplicação e de cada resultado.

Quando você tem uma planilha de planejamento, está ciente dos seus objetivos e já sabe os preceitos de uso da plataforma, o resto fica fácil. E é interessante pontuar, aqui, que o simulador em si é bastante intuitivo. Por isso, as técnicas se baseiam mais na sua situação financeira e na relação da situação com a simulação.

Preste atenção à diversificação

Diversificar investimentos é a palavra de ordem para todos que querem ter bons resultados. E não vale apenas investir nesse elemento na hora de aplicar o dinheiro de verdade. É importante entender mais sobre como você pode diversificar no momento da simulação, em que não possui muitos compromissos.

O essencial, aqui, é entender que nem todos os tipos de diversificação podem ser aplicados nos seus investimentos. Isso ocorre, pois você deve ter um perfil estável de investidor, que só deve se modificar quando houver necessidade e justificativa.

De maneira geral, o que precisamos pontuar é: a diversificação deve ser feita, e é importante que você use o tempo dedicado nas simulações para entender mais sobre como pode expandir seus campos de investimento, sem afetar os seus ganhos finais.

Como você já deve ter notado, essa tarefa pode se tornar árdua.

Faça um apanhado dos resultados no Simulador de investimento

Por fim, agora que você já usou o seu simulador da maneira correta, é hora de colher os seus resultados. Nossa dica é sempre reservar um espaço do planejamento para análises mais profundas. Assim, você pode redefinir o curso da sua estratégia, se for necessário.

Cuidado para não se ater completamente ao simulador. Lembre-se de que, por mais fiel que a plataforma seja, ela não exprime em completos detalhes o que ocorre no mercado. Por isso, você deve ter um pouco de parcimônia ao simular.

Para te ajudar a entender mais sobre os seus resultados, você precisa acompanhar o que ocorre realmente no mercado verdadeiro: verifique as mudanças desde o período em que você simulou. Assim, saberá o que ainda pode ser considerado.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top