Técnicas de coaching – Quais as melhores delas?

O estudo de coaching está cada vez mais sendo requisitado, pois é grande o número de pessoas que quer trabalhar com essa área, assim como também é grande o número de pessoas que precisam de um coaching ao seu lado.

E existem diversas técnicas que podem ser utilizadas nas mais variadas situações, inclusive na mistura de duas ou mais delas dentro de uma mesma sessão. E o coaching precisa entender e não causar nenhuma confusão entre técnicas e ferramentas e métodos, pois eles têm certas semelhanças em alguns pontos.

Os profissionais que estiverem interessados em começar a carreira de coaching precisam estar sempre buscando o conhecimento contínuo, pois essa profissão requer movimento a todo instante.

E é justamente nessa hora que ele deve compor o se repertório com as técnicas de coaching mais poderosas, para que consiga se estabelecer no mercado, que se torna cada vez mais competitivo.

O grande lance da questão é saber quais são as técnicas de coaching que possuem capacidade de impulsionar uma carreira de coach, especialmente se for considerar a variedade de ferramentas e treinamentos que fazem parte desse mercado.

É por isso, para te ajudar a ser um coaching cada vez melhor que elaboramos as melhores técnicas de coaching, para que você consiga construir a sua carreira de forma sólida e cheia de coaches gratos pelos seus conhecimentos.

Vamos às melhores técnicas de coaching!

Personal development and career

Ancoragem

Mais uma das técnicas de coaching mais populares, a ancoragem tem como objetivo principal fazer despertar emoções positivas nos seus clientes, para que eles possam lembrar dessas situações de felicidade com mais frequência.

A ancoragem é uma técnica de neurolinguística que é aplicada através da solicitação do coach, para que os seus clientes pensem e descrevam uma lembrança que foi extremamente significativa para eles.

Dessa forma, assim que a pessoa for contribuindo com a sua experiência, ela ficará mais relaxada. E o resultado dessa operação ficará bem mais receptível.

É nessa hora que é o momento certo de ancorar um gesto qualquer, como um simples aperto de mão, por exemplo, para que a pessoa possa se remeter à lembrança desse gesto, reforçando a atitude positiva gerada.

Você como coach irá perceber o quando isso é importante, ainda mais se for o caso em que o coachee tenha pânico de interagir em eventos corporativos e queira trabalhar neste aspecto. Ao realizar o networking, ele poderá utilizar a ancoragem para despertar essas lembranças, e, através de um gesto que ele irá repetir até cansar, nesse local, o corpo e a mente dessa pessoa irão trabalhar em sinergia positiva.

Ensaio mental

Essa é uma das técnicas de coaching mais envolventes, pois consiste na realização, por parte do coachee, de uma análise de determinada situação em que ele deseje modificar, como se fosse um filme.

Assim, ele irá apresentar soluções que o protagonista desse filme poderia modificar um determinado cenário que venha se desenhando negativo. Logo após isso, o coach pede que haja uma nova projeção mental, para que possa imaginar a mesma situação, mas agora com os problemas resolvidos.

Isso fará com que seja fortalecida a ideia de que nada é impossível, e, dessa forma, conseguirá alcançar os seus objetivos que antes ele imaginava não ser possível. Convém, após este exercício, perguntar como ele se sentiu ao vislumbrar as metas atingidas.

Patrocínio positivo

Essa é uma técnica de coaching essencial para estimular os coachees a terem atitudes mais positivas ao alcance do seu estado desejado.

O patrocínio positivo funciona da seguinte forma: toda vez que o seu coachee apresentar uma tarefa concluída ou alguma novidade positiva em relação ao processo de coaching, você deve dar a ele uma recompensa, patrocinando as suas atitudes bem-sucedidas.

Com isso, você irá elogiar e demonstrar satisfação quando o coachee apresentar qualquer evolução, em qualquer momento do treinamento. Você também poderá dar uma recompensa mais simples, como um material complementar que contenha dicas para ele se sentir motivado.

Pergunte sempre “e o que mais?”.

Essa é uma das técnicas de coaching mais simples que existe, mas ela envolve toda a capacidade de argumentação do coach em poder extrair mais dos seus coachees.

Um exemplo, para melhor entender essa técnica: um dos seus coachees está com dificuldades em responder a uma determinada pergunta, e os seus argumentos são cada vez mais confusos e sem fundamento. Nesse caso, o coach pode ajudá-lo, realizando a simples pergunta: “e o que mais?”.

Dessa forma, ele irá causar um estímulo ao coachee, fazendo com que ele elabore melhor a sua resposta, deixando-a mais específica e detalhada. Nisso, existirá a percepção do quanto isso se converte numa simples lição de autoconhecimento do seu cliente.

Com o passar do tempo, ele mesmo irá aplicar essa técnica, que é uma das técnicas de coaching mais utilizadas, pois permite uma melhor orientação na busca pelos seus objetivos.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top